sábado, 28 de maio de 2011

Listão: Melhores Caçulas do Cinema

Preteridos, birrentos, revoltados, provocadores, profissionais em chamar a atenção dos pais. Existem muitas atribuições injustas a nós, irmãos mais novos. Então, para protestar nossa superioridade criativa e intelectual, aqui estão 10 personagens que não deixam dúvidas: os caçulas são demais.

10 - O Casamento de Rachel (Rachel Getting Married, 2008)


O Caçula: Kym (Anne Hathaway)

Por que é a melhor? Kym é um vulcão em estado adormecido. Dependente química, ela esteve numa clínica de reabilitação por quase um ano, pondo-se pronta para o casamento da irmã, Rachel, numa festa que reuniria toda a família. Mas, indignada com a postura mascarada de todos, Kym reativa antigas mágoas e incongruências escondidas embaixo do tapete. Gênia incompreendida, claro.

9 - Querida, Encolhi as Crianças (Honey, I Shrunk the Kids, 1989)


O Caçula: Nick Szalinski (Robert Oliveri)

Por que é o melhor? Um extraordinário acidente de percurso faz a máquina encolhedora de objetos (?) miniaturizar os filhos do cientista-inventor Rick Moranis. Nunca alguém imaginou que a grama de um jardim suburbano pudesse reservar tantas aventuras. Mas foram de Nick as melhores ideias pra retomar a forma normal e se livrar das formigas, escorpiões e abelhas gigantes, habitantes locais.

8 - Entre Irmãos (Brothers, 2009)



O Caçula: Tommy Cahill (Jake Gyllenhaal)

Por que é o melhor? A visão do caçula é escrotizada injustamente nesta refilmagem americana de Brothers (2004). O irmão mais velho, Sam (Maguire) é dado como morto nos conflitos do Afeganistão. É então que Tommy se aproxima da família do falecido irmão, cuidando de Grace (Portman) e suas filhas. Mas então Sam inesperadamente retorna, tentando reaver seu posto. As boas intenções do baby-brother ficaram nebulosas, achei.

7 - O Vencedor (The Fighter, 2010)


O Caçula: Micky Ward (Mark Wahlberg)

Por que é o melhor? Aqui as oscilações estão entre o irmão mais velho, Dicky (Bale) um ex-pugilista que viveu momentos de glória no passado e agora afunda-se gradualmente numa vida de vícios ilícitos. Micky, caçula ofuscado pelo sucesso do irmão, tenta equilibrar-se em seu parco talento como boxeador e no trôpego amor da namorada Amy Adams para recobrar o triunfo à sua família.

6 - Os Incríveis (The Incredibles, 2004)


O Caçula: Jack-Jack, o bebê Incrível

Por que é o melhor? Até então ninguém sabia se Jack-Jack, o bebê da família Pêra, tinha herdado os super-poderes dos pais. Mas ele pode se teleportar, usar visão raio-X, mudar a densidade do corpo, virando aço, ficando em chamas, atravessando paredes e até voando - para completo azar da babá Karen, que acaba descobrindo as especialidades do pequeno da pior forma possível. O resultado virou o curta ‘Jack-Jack Attack’.

5 - E.T. - O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial, 1982)


O Caçula: Gertie (Drew Barrymore)

Por que é a melhor? Perdendo apenas para o ET do título – por motivos óbvios – a pequena Drew rouba praticamente todas as cenas em que aparece. A grande sacada da obra de Spielberg é explorar a ingenuidade da infância, capaz de criar universos paralelos, de imaginar, de acreditar. E os caçulas são ótimos pra exercer esse contraste com os irmãos mais velhos.

4 - As Crônicas de Nárnia (The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, 2005)


O Caçula: Lucia Pevensie (Georgie Henley)

Por que é a melhor? É o espírito desbravador (rá!) de Lucia que faz a história começar, quando ela descobre o Guarda-Roupa que dá acesso a Nárnia – sob protestos e descrenças dos irmãos mais velhos. É ali que ela descobre a humilde morada do Sr. Tumnus (McAvoy) e os segredos macabros de Jadis, a Feiticeira Branca. Lucia é camarada do Leão Aslan.

3 - Conta Comigo (Stand By Me, 1986)


O Caçula: Gordie Lachance (Wil Wheaton)

Por que é o melhor? Lachance é clássico exemplo de irmão mais novo preterido pelos pais. Aqui o primogênio era Denny (John Cusack, em começo de carreira) que morre de forma precoce, deixando a ele a pesada tarefa de substituir o quarto vazio do irmão. ‘Você devia ter morrido no lugar dele’. Mas e quem é o protagonista da aventura que se tornou um dos maiores ícones do anos 80?

2 - Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990)


O Caçula:  Kevin McCallister (Macaulay Culkin)

Por que é o melhor? A tumultuada família McCallister, em desenfreada partida de férias em Paris, acaba deixando o inofensivo Kevin, de 8 anos, para trás. Ele se sentia mesmo completamente deslocado em meio a tantos tipos loucos. Mas ficar sozinho em casa nessa idade não é moleza. Ainda mais quando dois bandidos (Pesci e Stern, geniais) estão em seu encalço. Mas a gente, que já viu esse filme 28373762 vezes, sabe que ele se saiu muito, muito bem.

1 - O Poderoso Chefão (The Godfather - 1972, 1974, 1990)


O Caçula: Michael Corleone (Al Pacino)

Por que é o melhor? Pff. Não há o que dizer sobre alguém que carrega o cetro de legítimo substituto de Don Vito Corleone. Palmas a Mike, o melhor caçula da lista.
 

E aí? Algum 'fedelho reclamão' ficou de fora? Primogênitos merecem retaliações ou fica tudo entre irmãos? ;)
Até mais!
 



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Convite: Pedro Almodóvar no SESC


O Núcleo Experimental de Estudos sobre Cinema, promovido pelo Projeto CineSESC, é um grupo de discussão que se reúne mensalmente para conversar sobre diversos temas relacionados ao meio cinematográfico. Mês passado, estive lá mediando um papo muito bacana sobre a Nouvelle Vague. Nesse mês, a linda da Amanda Silva mediará a mesa sobre o diretor espanhol Pedro Almodóvar. Convite no ar (:

Tema: "A Espanha de Pedro Almodóvar"
Mediação: Amanda Silva
Data: 31/05
Local: Galeria de Arte - SESC Administração
Horário: 18h


Clique para ver o flyer do evento
Veja tudo que já saiu no BdD sobre Pedro Almodóvar

quarta-feira, 18 de maio de 2011

TOP5 - Famous Bullying Victims!

Em tempos de Zangief Kids e acaloradas discussões sobre a perniciosa prática do Bullying, aqui vão alguns personagens que já viveram e, felizmente, sobreviveram a estas atrozes experiências, hein. Vamo.

5 - Forrest Gump – O Contador de Histórias (Forrest Gump, 1994)


Como se fosse pouco ser um dos maiores heróis acidentais de toda a história do cinema, Forrest Gump logrou ainda o êxito absoluto nos AcademyAwards de 1995. O adorável bobalhão de Tom Hanks, cujas pernas desajustadas fizeram dele chacota na escola, venceu os limites de sua condição física sob os berros de ‘RUN, FORREST! RUN!’, para atravessar o imaginário norte-americano em desabalada carreira.

4 - Harry Potter


O ambiente escolar é mesmo o campo mais propício para a nefasta prática de bullying. E isso fica evidente quando nem mesmo a prodigiosa Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts escapa à regra. Tudo porque ali, diferenciações sanguíneas definem a pureza da ‘natureza bruxa’ dos estudantes. Algo parecido com a cegueira ariana do Terceiro Reich, bruxos bem-nascidos como o antipático Draco Malfoy, se acham no direito de escorraçar com miscigenados, a exemplo do que acontece com a valente Hermione Granger.  Rony Weasley, oriundo de uma família pobre (mas muito rica em humanidade) também sofre sob o jugo dos alunos mais ricos de Hogwarts.

3 - Homem-Aranha (Spider-Man, 2002)


Peter Parker e sua estranha incapacidade de chegar a tempo no ponto de ônibus renderam as penosas cenas de abertura do jovem clássico de Sam Raimi. Correspondendo ao perfeito estereótipo de nerd esquisitão (com direito ao amor idealizado da mais bela garota do colégio, Srta Mary Jane Watson) ele tenta encontrar vaga no ônibus escolar, mas ninguém cede espaço (existe uma cena exatamente como esta em Forrest Gump). Peter Parker e Homem-Aranha, expoentes da inadequação. De todo modo, é uma pena que poucos weirdos vítimas de bullying tenham a sorte de serem picados por aranhas modificadas em laboratório, você há de convir.

2 - Juventude Transviada (Rebel Without a Cause, 1955)


‘You’re tearing me apart!’ reclama o irascível Jim Stark no clássico de Nicholas Ray. Ninguém entende os rompantes de rebeldia de Jim, que precisa lidar com um pai subserviente e uma mãe irredutível, numa rotina de constantes mudanças de cidade. Algo que faz de Jim (cuja personalidade se confunde com a persona pública do próprio James Dean) um outsider, um sujeito solitário, uma antítese do que um jovem comportado deveria ser. E é com estranhamento que ele é recebido no colégio onde passa a estudar. A hostilidade culmina na famosa sequência da briga de facas e mais adiante, no racha infernal que acaba ceifando a vida de um dos brigões.

1 - As Melhores Coisas do Mundo (2010)


Excelente surpresa recente do cinema brazuca, o filme de Laís Bodanzky investe cheio no emocional de todos nós que já passamos pela ultra-saudosa fase de colégio e, claro, no eixo de identificação das novas gerações que ainda estão metidas em salas de aula. E apesar das particularidades dessa nova juventude (a internet, a fome de tecnologia, a velocidade da informação), existem algumas inequívocas permanências, dentre elas a cruel investida nas diferenças do outro. O protagonista, Mano, é execrado por alguns alunos quando estes descobrem que seu pai largou a família por um relacionamento homossexual.


sábado, 7 de maio de 2011

Convite: Mostra de Cinema Francês no SESC

No último dia 26, o Projeto CineSESC promoveu um vídeo-diálogo sobre Nouvelle Vague. O encontro foi uma prévia da Mostra de Cinema Francês que vai acontecer de 10 a 12 de maio, no prédio da Alliance Française, no Centro Histórico de São Luís, com Oficina de Análise de Filmes, Exibições e muito diálogo.


Então, formalizando o convite:

O SESC-MA através do Projeto CineSESC e em parceria com Alliance Française - São Luís/MA convida a todos para participarem da MOSTRA 1959: O ANO MÁGICO DO CINEMA FRANCÊS no período de 10 a 12 de maio de 2011 das 14h às 21h na Alliance Française no Centro Histórico.

PROGRAMAÇÃO:

10/05 (3ª feira)
§ Local: Alliance Française (Centro Histórico)

18h – Abertura
- Paula Barros (Técnica de Cultura do SESC-MA – Cinema)
- Nicolas Payelle Loridant (Diretor da Alliance Française / São Luís-MA)

18h20min – Exibição
“Pickpocket” (Pickpocket) – 1959 | França |

20h – Bate papo: Nouvelle Vague
Convidado: Christian Delon (Dr. em Comunicação/UEMA)

11/05 (4ª feira)

§ Local: U.E.B. Alberto Pinheiro

14h – Oficina educativa: Storyboard - Roteiro básico cinematográfico
§ Local: Alliance Française (Centro Histórico)

14h30min – Oficina Análise de Filmes

Ministrante: Davi Coelho – Graduando em História / UEMA

18h – Exibição/Debate
“Hiroshima meu amor” (Hiroshima Mon Amour) – 1959 | França/Japão |

12/05 (5ª feira)

§ Local: U.E.B. Alberto Pinheiro

14h – Oficina educativa: Storyboard - Roteiro básico cinematográfico

§ Local: Alliance Française (Centro Histórico)

14h30min – Oficina Análise de Filmes
Ministrante: Davi Coelho – Graduando em História / UEMA

18h – Exibição/Debate
“Acossado” (À Bout de Souffle) – 1959 | França |

   
Esperamos vocês lá ;)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

AUDREY HEPBIRTHDAY :)



Hoje, dia 4 de maio, é dia de Audrey Hepburn. Eu lembro que meus primeiros contatos com ela foram puramente profissionais: a atriz e o espectador. Sua beleza transbordava nas cenas de ‘Sabrina’, enquanto Humphrey Bogart e William Holden disputavam o amor da personagem. Teria sido difícil não se encantar com a graça da ‘Bonequinha de Luxo’. Ou com a opulência radiante em ‘My Fair Lady’. Nem mesmo Cary Grant resistiu a seu charme no thriller ‘Charada’. E quem diria que até Fred Astaire seria seduzido pelos passos de dança de Audrey em ‘Cinderela em Paris’.


Mas talvez sua imagem de mulher transplante a de atriz. Quando lembro dela, o que me vem à mente é, antes de seu inquestionável talento e de sua trajetória, a sua beleza e delicadeza de mulher. Audrey remete à graça e a simplicidade do ser feminino, do ser humano.

Lamento não ter tido a oportunidade de, numa sala de cinema, apreciar o talento e a graça de Hepburn juntos e em grandes proporções. Mas é reconfortante saber que seu legado segue eternizado, além de qualquer frame.


***
Reedição do texto postado originalmente em 04 de maio de 2008, no meu antigo blog.

domingo, 1 de maio de 2011

Galeria - Bill Murray

Uma pequena seleção de imagens, em homenagem ao mestre.


Clique na Tag 'Galeria', pra ver Marlon Brando, Paul Newman e Robert Downey Jr.
Confira também o TOP5 - Bill Murray
Té mais ;)