quinta-feira, 30 de junho de 2011

Listão: 10 Vovós Lindas e 5 Vovós-Lixo

Uma lista de 10 velhinhas fofas e 5 que não valem um novelo de lã. Todo mundo sentado na cadeira de balanço? Lá vai.

10 - O Violinista que veio do Mar (Ladies in Lavender, 2004)


A Vovó: Ursula (Judi Dench)

Por que ela é uma linda? Difícil escolher qual das duas velhinhas desse filme é a mais linda. Mas depois de resgatar o violinista do título (Daniel Brühl), a personagem de Judi Dench acaba se surpreendendo com os próprios sentimentos em relação ao rapaz. Fofa.

9 - Pare! Senão Mamãe Atira (Stop! Or My Mom Will Shoot, 1992)


A Vovó: Tutti Bomowski (Estelle Getty)

Por que ela é uma linda? É imaginar o brutamontes Sylvester Stallone (que a essa altura já tinha sido Rambo, Rocky e Cobra) sendo tratado como um bebê indefeso por sua mamãe Tutti. É o senso de superproteção confundindo as fronteiras entre o público e o privado.

8 - Matadores de Velhinhas (The Ladykillers, 2004)


A Vovó: Marva Munson (Irma P. Hall)

Por que ela é uma linda?
Vovó Marva é uma típica senhora evangélica do interior dos Estados Unidos. Ela está no caminho da trupe de meliantes liderados por Tom Hanks, que planeja assaltar um cassino. Quando ela descobre, passa a se intrometer e interferir no plano mirabolante. Refilmagem dos Coen.

7 - Potiche – Esposa Trofeu (Potiche, 2010)


A Vovó: Suzanne Pujol (Catherine Deneuve)

Por que ela é uma linda? Do alto de seus 67 anos, Deneuve vive essa personagem que se dá conta, cheia de vida, das permanentes amarras que a mantinham isolada em casa, como uma esposa de efeite. Arregaça as mangas e dá a volta por cima – sem descer do salto.

6 - Ensina-me a Viver (Harold and Maude, 1971)


A Vovó: Maude (Ruth Gordon)

Por que ela é uma linda? O jovem Harold, obcecado pela ideia da morte, frequenta funerais constantemente e alimenta suas tendências suicidas. Maude, obcecada pela vida, frequenta funerais constantemente e, prestes a completar 80 anos, alimenta suas tendências vivazes. A alegria de viver de Maude provoca o espanto e paixão de Harold e forma um dos casais mais improváveis do cinema.

5 - Matrix (The Matrix, 1999)
 

A Vovó: Oráculo (Gloria Foster)

Por que ela é uma linda? Por mais que o Oráculo (que não é uma vovó de verdade, e sim um programa da Matrix) sempre aparecesse em cena portando notícias escabrosas, ela era uma espécie de baluarte na trama cabeluda dos irmãos Wachowski - e prepara cookies pro Neo. Digna.

4 - Denis, O Pimentinha (Dennis the Menace, 1993)


A Vovó: Sra. Martha Wilson (Joan Plowright)

Por que ela é uma linda? Mesmo diante dos protestos mais coléricos do rabugento Sr. Wilson, a Sra. Wilson sempre foi ferrenha defensora do Denis e seu infalível estilingue. Um deles via o garoto como um anjo e outro via como demônio. A personalidade do Denis, fica provado pelo casal, era uma questão de perspectiva.

3 - Uma Babá Quase Perfeita (Mrs. Doubtfire, 1993)


A Vovó: Sra. Euphegenia Doubtfire (Robin Williams)

Por que ela é uma linda? Por que, na verdade, é um lindo. A esposa de Daniel (Robin Williams) decide pedir o divórcio e fica com a guarda dos três adoráveis filhos do casal. Então, pra continuar próximo das crianças, Daniel decide se transformar na babá Doubtfire - garantindo a cota da nossa nostalgia de Sessão da Tarde.

2 - Castelo Animado (Hauru No Ugoku Shiro, 2004)


A Vovó: Sophie

Por que ela é uma linda?
A jovem Sophie, de 18 anos, sofre uma terrível maldição que a transforma numa senhora de 90 anos. Antes na clausura da vida e dos afazeres, Sophie agora precisa sair de casa e lutar para romper o feitiço, tendo que lidar com os limites de um corpo idoso. Super imaginação do glorioso estúdio Ghibli, que insiste na velhice como um estado de espírito.

1 - Conduzindo Miss Daisy (Driving Miss Daisy, 1989)
 

A Vovó: Miss Daisy (Jessica Tandy)

Por que ela é uma linda? Atlanta, anos 50. A carrancuda senhora judia vivida por Jessica Tandy supera aos poucos a crosta de preconceito que mantinha com seu motorista negro, Morgan Freeman. Todos chora emocionado.

E agora, 5 vovós que merecem nosso desprezo eterno. Preparados?

5 -  Fúria de Titãs (Clash of the Titans, 2010)


As Vovós: As Três Bruxas Estigeanas

Por que são escrotíssimas? As três velhas cegas formam um dos obstáculos mais ordinários a serem enfrentados pelo heróico Perseu em sua jornada mitológica. De porte do olho mágico que as permite ver, elas guardam a resposta que levaria Perseu à vitória ou à ruína: enfrentar a terrível Medusa.
 
4 - Os Goonies (The Goonies, 1985)


A Vovó: Mama Fratelli (Anne Ramsey)

Por que ela é escrota? Mama Fratelli perseguiu, de arma em punho, as crianças aventureiras deste clássico dos anos 80 - além de infernizar a vida dos próprios filhos sob um regime totalitário de muitos berros e ordenanças. A boina de ladinho lembrando a fora-da-lei Bonnie Parker, de Bonnie & Clyde. Escrotíssima.
 
3 - Arraste-me Para o Inferno (Drag me to Hell, 2009)


A Vovó: Sylvia Ganush (Lorna Raver)

Por que ela é escrota? O regresso de Sam Raimi ao universo trash traz esta aparentemente inofensiva velhinha, que lança uma horrenda maldição na pobre protagonista e se revela um monstro diabólico. Lembrar da cena do estacionamento. Muitas risadas, alguns sustos.

2 - O que terá acontecido a Baby Jane? (What Ever Happened to Baby Jane? 1962)


A Vovó: Baby Jane Hudson (Bette Davis)

Por que ela é escrota? Quando criança, Baby Jane viveu tempos de glória como uma atriz prodígio. Agora, velha e atormentada pela completa decadência, descarrega a frustração na irmã paralítica (Joan Crawford). As duas atrizes se odiavam na real, o que rendeu excelentes histórias de bastidores.

1 - Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs, 1937)
 

A Vovó: Rainha/ Bruxa

Por que ela é escrota? Valei-me Deus que alguém pudesse ir tão longe por uma disputa de beleza. Pois é isso que a ultra-vaidosa rainha deseja: a morte de Branca de Neve, que segundo o espelho mágico, é a mais linda do reino. Ela então se transforma numa velha senhora vendedora de maçãs envenenadas, é mole? Podia ter se transformado numa velhinha fofa pra causar boa impressão, mas não. Entra na lista de velhas escrotíssimas com louvor.

E aí, alguma velhinha boa praça ficou de fora? Lembrou de outra vovó do dark side? 
Até breve!

domingo, 19 de junho de 2011

Convite: Quentin Tarantino no SESC


Compensando a ausência com mais uma boa notícia. O quase-tradicional encontro que acontece todo mês no SESC Deodoro volta nesta terça-feira dia 21/06 com um tema tão bom quanto os anteriores: ‘Violência Pop e o Cinema de Quentin Tarantino’. Renata Carvalho (essa linda) estará lá mediando a mesa e fazendo uma radiografia da obra de Tarantino, suas influências, parcerias e contradições. Sim, será um papo ultra-violento - mas com muito bom humor, café e biscoitinhos. Não dá pra perder.

Tema: "Violência Pop e o Cinema de Quentin Tarantino"
Mediação: Renata Carvalho
Data: 21/06
Local: Galeria de Arte - SESC Administração
Horário: 18h30


Até lá!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Festival Varilux de Cinema Francês em SLZ


Só boas notícias. Grandes nomes da cinematografia francesa em 10 filmes inéditos para estreitar os laços entre o Brasil e a França: essa é a ideia-chave do Festival Varilux de Cinema Francês que acontece essa semana em 22 cidades brasileiras, dentre as quais está São Luís.

A Aliança Francesa de São Luís em parceria com o Cinesystem do Shopping Rio Anil confirmaram pelo primeiro ano a participação da capital maranhense no Festival. Um coquetel de abertura seguido da pré-estreia do filme "Potiche" de François Ozon, para mídias de comunicação e convidados, estão previstos para esta quarta-feira, dia 8 de junho, no Cinesystem Rio Anil – o BdD estará lá.

Então, de 10 a 16 de junho tem Audrey Tautou, Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Sandrine Bonnaire e muito mais gente boa, no Cinesystem Rio Anil. Imperdível.

E, claro, fique ligado no BdD para mais novidades (: