Programação da Mostra CineMundi que acontece no Cine Praia Grande dentro do grande evento anual do Sesc, a Aldeia Sesc Guajajara de Artes. São nove produções de nacionalidades diferentes, que embora não tenham um elo temático comum, trazem olhares contemporâneos sobre o amor e o fazer cinematográfico ao redor do mundo. Destaque para "Luíses - Solrealismo Maranhense", produção local que contará com debate após a exibição, com presença do Éguas Coletivo Audiovisual. Entrada Franca com retirada de ingressos na bilheteria do Cinema, uma hora antes de cada sessão. Confira datas, horários e sinopses ;)
SEGUNDA (28/10)- 18H - ARGENTINA
Medianeras – Buenos Aires Na Era Do Amor Virtual (2011) – 1h35min
SINOPSE: Martin (Javier Drolas) e Mariana (Pilar López de Ayala) vivem na mesma rua, em edifícios opostos, mas eles nunca se conheceram. Eles andam pelos mesmos lugares mas nunca notaram um ao outro. Na Buenos Aires de três milhões de habitantes, Medianeras ensaia a arte dos encontros.
Pina
(2011) – 1h43min
SINOPSE: Pina é um filme para Pina Bausch, de Wim Wenders sobre a obra da extraordinária coreógrafa alemã que morreu em 2009. É uma viagem sensual e deslumbrante através das coreografias dançadas no palco e em locais de Wuppertal – cidade em que durante 35 anos foi a casa e o centro de criatividade de Pina Bausch.
TERÇA (29/10) - 18H - FRANÇA
Potiche
– Esposa Troféu (2010) – 1h43min
SINOPSE: Anos 1977. Robert (Fabrice Luchini) é um homem desprezível que só pensa nos negócios e não se relaciona bem com ninguém: funcionários, filhos e esposa. Depois de uma greve na fábrica, ele é sequestrado e sua mulher, Suzanne (Catherine Deneuve), assume o comando da empresa, se mostrando uma mulher com capacidade e dons incríveis de administrar a fábrica melhor do que seu marido fazia.
TERÇA (29/10) - 20H - FRANÇA
Esses
Amores (2010) – 2h
SINOPSE: Ilva (Audrey Dana) é uma mulher que se envolve em romances facilmente, pagando pela inconsequência de seus amores. Quando morava em Paris, à época da ocupação nazista, apaixonou-se por um soldado alemão. Com a mudança dos rumos da Guerra, ela se envolve com dois soldados americanos. A incapacidade de Ilva em escolher entre um deles cria conflitos e provoca tragédias.
QUARTA (30/10) - 18H - ÁFRICA DO SUL
Borboletas
Negras (2011) – 1h40min
SINOPSE: O filme conta a vida da poetisa sul-africana Ingrid Jonker (Carice van
Houten) que lutou contra a desigualdade racial em pleno Apartheid. Em
seu primeiro discurso ao Parlamento Sul-Africano Nelson Mandela leu o
poema dela "The Dead Child of Nyanga " e se dirigiu a ela como uma das
melhores poetas da África do Sul.
QUARTA (30/10) - 20H - PORTUGAL
José
E Pilar (2010) – 1h57min
SINOPSE: A partir do registro do dia-a-dia da relação entre José Saramago e a jornalista espanhola Pilar Del Río, acompanhamos de forma intimista o casal em sua casa nas ilhas Canárias e em suas viagens pelo mundo. O ponto de partida é o processo de criação, produção e promoção do romance A Viagem do Elefante, desde o momento da construção da história em 2006 até o lançamento do livro no Brasil em 2008. A ficção do romance reflete o percurso do próprio autor, sendo a dura e custosa viagem do elefante um espelho de seus desafios pessoais, entre a doença, o trabalho e o amor por sua esposa.
QUINTA (31/10) - 18H - CANADÁ
O Vendedor (2011) 1h37min
SINOPSE: Marcel Lévesque é um esperto e talentoso vendedor de carros próximo da aposentadoria. Ele tem sido vendedor do mês pelos últimos 16 anos na concessionária em uma decadente região industrial na parte mais fria do Canadá, mas uma tragédia poderá mudar toda a sua vida.
QUINTA (31/10) - 20H - CANADÁ
Incêndios
(2010) – 2h19min
SINOPSE: O último desejo de uma mãe é mandar os gêmeos Jeanne e Simon numa jornada pelo Oriente Médio na busca por suas emaranhadas raízes. Adaptado da aclamada peça de Wajdi Mouawad, Incendies conta a poderosa e comovente história da viagem de dois jovens adultos para o núcleo do ódio profundamente enraizado, das guerras que nunca acabam e do amor duradouro.
SEXTA (01/11) - 18H - BRASIL
SINOPSE: Enquanto uma serpente do tamanho de uma ilha cresce adormecida nas galerias subterrâneas da cidade de São Luís, os ludovicenses enfrentam situações surreais para seguirem vivendo em meio a um cotidiano bruto, mas não percebem que estão passando por tal situação. O real e o imaginário caminham juntos nessa história que dá início a um movimento: o solrealismo.