quarta-feira, 1 de setembro de 2010

TOP5 - Western

O Western é um gênero tão antigo quanto a própria invenção do cinema. Em meio a tantos títulos de bang-bang que foram alçados ao status de ‘clássicos’, aqui vamos nós, munidos de chapéu, esporas nas botinas e lenço no pescoço, para uma seleção dos preferidos.

5 - Rastros de Ódio (The Searchers, 1956)


Rastros de Ódio é o extremo clássico. Tem John Ford, um dos principais diretores – e mentores - do gênero, o lendário John Wayne (se o ‘Western’ tivesse um rosto, seria o dele) e as locações do Monument Valley, um imenso condado de Hollywood em algum lugar do Arizona, onde muitos bang-bangs importantes foram rodados. O roteiro reverencia a figura solitária do cowboy, aqui amargurado pela frustração amorosa que ele catalisa em ódio contra os indígenas. A trilha sonora imponente, berrando enquanto os cavalos trotam pelas paragens áridas, a busca implacável por vingança, os entraves amorosos. Enfim, são grandes ingredientes que fazem desse aqui, um filme cinco estrelas.

4 - Onde Começa o Inferno (Rio Bravo, 1959)


A existência de qualquer cinéfilo, cedo ou tarde, se cruza com a filmografia de Howard Hawks. A versatilidade deste diretor fez escola em Hollywood e já apareceu por aqui em outro TOP5. Mas o Rio Bravo é um rol de personagens difíceis de esquecer. A pequena cidade do Xerife John Wayne (ele, outra vez) está sitiada por um bando de pistoleiros que querem resgatar da delegacia o assassino, irmão de um rico proprietário de terras. O problema é que o bando a favor do Xerife é formado por um velho manco, um alcoólatra incorrigível e um pistoleiro iniciante, cheio de marra. E tome as sequências bem orquestradas de tiroteio, as tiradas de humor, Dean Martin, Ricky Nelson e as pernas incríveis de Angie Dickinson.

3 - O Homem Que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valence, 1962)


Quase impossível falar desse filme sem soltar um terrível spoiler. Mas me comporto. ‘The Man Who Shot Liberty Valence’ é por si só, um título meio spoilerento. Mas este é um dos últimos de John Ford, ainda com fôlego impressionante. A história é contada do fim pro começo, em flashback, depois volta ao tempo-oficial, e entrega um segredo que ficou oculto por muitos anos. É brilhante. Jimmy Stewart, sócio deste blog, John Wayne, batizando três filmes neste TOP5 e um irônico paradoxo adotado por Ford, desconstruindo a própria fórmula.

2 - Três Homens em Conflito (Il Buono, il brutto, il cattivo, 1966)


A partir da segunda metade da década de 60, o Western, que vinha minguando das salas de cinema, ganhou uma curiosa sobrevida. Eram os ‘western spaghetti’: reapropriações do consagrado estilo americano, rodado em locações na Europa, com alguns aspectos caricaturados, numa espécie de ‘pastiche original’, se é que isto é possível. O principal nome envolvido é o do diretor italiano Sergio Leone com sua ‘Trilogia dos Dólares’. “Três Homens em Conflito” é um dos que reinventaram o western e catapultaram a carreira de um então desconhecido Clint Eastwood. A trilha sonora fatal de Ennio Morricone continua tocando na cabeça de quem assiste a este filme, dias depois.

1 - Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969)


Neste filme revisionista da antiga fórmula dos Westerns, tudo parece contribuir para que o visual seja a lindeza que é. A fotografia de Conhad L. Hall garantiu um dos quatro Oscar deste que foi o maior sucesso de bilheteria do ano. Mas me refiro é ao vagão de trem que explode provocando uma chuva de dólares, Paul Newman (cuja figura já reverenciamos aqui) andando de bicicleta com a linda Katharine Ross na garupa, ao som de 'Raindrops Keep Falling on my Head' , e o trio ultra carismático fechado por Robert Redford e sua juba loura. A história é cheia de situações cômicas e inteligentes que caminham para um dos melhores finais de filme já feitos. Sem querer parecer passional demais: Butch Cassidy é infalível.

***

*Este TOP5 está organizado pelo critério de idade dos filmes, já que achei que as resenhas ajudam a contar um pouco da trajetória do próprio Western. Mas a ordem de preferência é 1) Rio Bravo 2) Rastros de Ódio 3) Butch Cassidy 4) Três Homens em Conflito 5) O Homem que Matou o Facínora. 
*O Blog volta às atividades depois do feriado, quando regresso, todo trabalhado no frevo, de uma merecida viagem à Recife. Até lá.