quarta-feira, 1 de setembro de 2010

TOP5 - Western

O Western é um gênero tão antigo quanto a própria invenção do cinema. Em meio a tantos títulos de bang-bang que foram alçados ao status de ‘clássicos’, aqui vamos nós, munidos de chapéu, esporas nas botinas e lenço no pescoço, para uma seleção dos preferidos.

5 - Rastros de Ódio (The Searchers, 1956)


Rastros de Ódio é o extremo clássico. Tem John Ford, um dos principais diretores – e mentores - do gênero, o lendário John Wayne (se o ‘Western’ tivesse um rosto, seria o dele) e as locações do Monument Valley, um imenso condado de Hollywood em algum lugar do Arizona, onde muitos bang-bangs importantes foram rodados. O roteiro reverencia a figura solitária do cowboy, aqui amargurado pela frustração amorosa que ele catalisa em ódio contra os indígenas. A trilha sonora imponente, berrando enquanto os cavalos trotam pelas paragens áridas, a busca implacável por vingança, os entraves amorosos. Enfim, são grandes ingredientes que fazem desse aqui, um filme cinco estrelas.

4 - Onde Começa o Inferno (Rio Bravo, 1959)


A existência de qualquer cinéfilo, cedo ou tarde, se cruza com a filmografia de Howard Hawks. A versatilidade deste diretor fez escola em Hollywood e já apareceu por aqui em outro TOP5. Mas o Rio Bravo é um rol de personagens difíceis de esquecer. A pequena cidade do Xerife John Wayne (ele, outra vez) está sitiada por um bando de pistoleiros que querem resgatar da delegacia o assassino, irmão de um rico proprietário de terras. O problema é que o bando a favor do Xerife é formado por um velho manco, um alcoólatra incorrigível e um pistoleiro iniciante, cheio de marra. E tome as sequências bem orquestradas de tiroteio, as tiradas de humor, Dean Martin, Ricky Nelson e as pernas incríveis de Angie Dickinson.

3 - O Homem Que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valence, 1962)


Quase impossível falar desse filme sem soltar um terrível spoiler. Mas me comporto. ‘The Man Who Shot Liberty Valence’ é por si só, um título meio spoilerento. Mas este é um dos últimos de John Ford, ainda com fôlego impressionante. A história é contada do fim pro começo, em flashback, depois volta ao tempo-oficial, e entrega um segredo que ficou oculto por muitos anos. É brilhante. Jimmy Stewart, sócio deste blog, John Wayne, batizando três filmes neste TOP5 e um irônico paradoxo adotado por Ford, desconstruindo a própria fórmula.

2 - Três Homens em Conflito (Il Buono, il brutto, il cattivo, 1966)


A partir da segunda metade da década de 60, o Western, que vinha minguando das salas de cinema, ganhou uma curiosa sobrevida. Eram os ‘western spaghetti’: reapropriações do consagrado estilo americano, rodado em locações na Europa, com alguns aspectos caricaturados, numa espécie de ‘pastiche original’, se é que isto é possível. O principal nome envolvido é o do diretor italiano Sergio Leone com sua ‘Trilogia dos Dólares’. “Três Homens em Conflito” é um dos que reinventaram o western e catapultaram a carreira de um então desconhecido Clint Eastwood. A trilha sonora fatal de Ennio Morricone continua tocando na cabeça de quem assiste a este filme, dias depois.

1 - Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969)


Neste filme revisionista da antiga fórmula dos Westerns, tudo parece contribuir para que o visual seja a lindeza que é. A fotografia de Conhad L. Hall garantiu um dos quatro Oscar deste que foi o maior sucesso de bilheteria do ano. Mas me refiro é ao vagão de trem que explode provocando uma chuva de dólares, Paul Newman (cuja figura já reverenciamos aqui) andando de bicicleta com a linda Katharine Ross na garupa, ao som de 'Raindrops Keep Falling on my Head' , e o trio ultra carismático fechado por Robert Redford e sua juba loura. A história é cheia de situações cômicas e inteligentes que caminham para um dos melhores finais de filme já feitos. Sem querer parecer passional demais: Butch Cassidy é infalível.

***

*Este TOP5 está organizado pelo critério de idade dos filmes, já que achei que as resenhas ajudam a contar um pouco da trajetória do próprio Western. Mas a ordem de preferência é 1) Rio Bravo 2) Rastros de Ódio 3) Butch Cassidy 4) Três Homens em Conflito 5) O Homem que Matou o Facínora. 
*O Blog volta às atividades depois do feriado, quando regresso, todo trabalhado no frevo, de uma merecida viagem à Recife. Até lá.

5 comentários:

  1. Faroeste é antes dos tempos do guaraná com rolha, rs!

    Pra mim Sergio Leone fica no TOPO.

    Abs!
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que eu vivo reclamando, mas a ausência de Os Imperdoáveis (Unforgiven), dessa listinha é quase imperdoável e não adianta vim com a justificativa de que o ele não entrou porque já tem filme com Clint listado. Os Imperdoáveis foi o filme que me fez gostar de western... Só porque eu te amo, dessa vez passa. Acho bom tu levar um maracatu atômico pra mim como desculpa por ter feito uma miséria destas..rsss
    Beijo, Dave.

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã do gênero, dos cinco, só vi um -, Butch Cassidy é fantástico mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Eu teria colocado o Bravura Indômita no lugar de Onde começa o inferno, mas tudo bem: é apenas uma questão de gosto. Outros que são lendários também são 7 Homens e um Destino e Era uma vez no Oeste (obra-prima do Sergio Leone).

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Faltou Era Uma Vez no Oeste e Matar ou Morrer. =P

    Mas a lista tá bem boa o/

    ResponderExcluir