quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

OSCARICATURAS #02

Meryl Streep é recordista em indicações ao Oscar. Ela foi premiada em 1979 por Kramer vs. Kramer e em 1982, por A Escolha de Sofia. De lá até aqui já foram 14 viagens de balde ao Kodak Theatre. Meryl Streep, uma atriz incomparável, está virando piada interna na Academia. Será que esse ano A Dama de Ferro se livra das garras desse amor platônico? (:


Clique no desenho pra ampliar!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

OSCARICATURAS #01


Oscar chegando. Vamos começar uma série de desenhos pra brincar com os indicados. Começando pelo favoritaço, O Artista. Pra ilustrar o filme mudo de Michel Hazanavicius, usei nanquim e aquarela. Será que ele leva? -Clique no desenho pra ampliar (:


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

JP Social Club - Listão: Pontes!


As cenas em pontes são sempre fonte de muito suspense. Seja pela vertigem da possibilidade da queda, seja pelo que aguarda os heróis lá embaixo (geralmente crocodilos esfomeados ou penhascos e corredeiras). Relembremos dez exemplos de filmes onde pontes roubaram a cena.


Veja o post completo na coluna Cinema e TV do JP Social Club :D



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

JP Social Club: David Fincher e Millennium




David Fincher já tinha no currículo filmes poderosos como Seven (1995) e Clube da Luta (1999), quando surgiu em 2008 com O Curioso Caso de Benjamin Button. Apesar de ir na contramão da sua obra (um melodrama choroso sobre a passagem do tempo? sério?), o resultado naturalmente agradou muito a Academia, e o filme recebeu uma enxurrada de 13 indicações ao Oscar daquele ano - embora Danny Boyle tenha levado a melhor com Quem Quer Ser Um Milionário, rá!

Depois do susto, Fincher dirigiu o correto A Rede Social e chamou atenção outra vez, sobretudo pelo fato de o filme pesar tanto ao contexto – Sr. Zuckerberg continua relevante, afinal. Posteriormente, o diretor, agora com 49 anos, aceitou o convite da Sony Pictures para dirigir Millennium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres. Além de ser o primeiro trabalho por ‘encomenda’ de sua carreira, depõe contra ele o fato de que em 2009, uma adaptação da obra literária ‘Millennium’ já havia sido feita pelo diretor dinamarquês Niels Arden Oplev. Porque Fincher resolveu trabalhar numa obra recentemente adaptada? Valeu a pena? O que esperar?

O texto sobre o filme já está no ar na coluna do JP Social Club. Clique aqui (:


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Editorial


Nem parece, mas o Blog do Dave vai fazer três anos em abril. De lá até aqui, já foram dezenove TOP5, cinco posts de Listão, e muitos Papos de Cinema em quase oitenta posts (poucos, eu sei). Durante esse tempo tive a oportunidade de trabalhar com cinema de verdade, e descobri que não existe nada mais reconfortante na vida, que fazer o que se ama e ainda ser pago (!) pra isso. Nesse percurso, o BdD acabou conferindo alguma visibilidade, já que se estendeu por aqui um vasto painel de discussão de filmes de todas as idades.

E esse ano começa com algumas novidades. A primeira delas é que, em virtude dos três anos de BdD, decidi que chegou a hora de mudar um pouco. Um novo layout mais funcional, deixando de lado essa cara de antiquário, adotando um visual mais clean, mais moderno. E um novo nome, menos pessoal e mais universal. É provável que um novo endereço com domínio .com.br passe a vigorar em breve. Aguardem (:

A segunda faz parte de mudanças que a própria cidade vem enfrentando no campo cultural. O Jornal Pequeno, um dos mais tradicionais de São Luís, está lançando um suplemento cultural online, o JP Social Club. Um espaço para atrair leitores mais jovens falando de Gastronomia, Moda, Festas... Televisão e Cinema. E foi uma surpresa boa receber um convite pra assinar a coluna de Cinema e TV, junto com meu amigo Luís do Vale. A ideia é fazer a mesma coisa aqui do blog. Listas, resenhas... cinema com zuera, mas tudo muito sério. Nossos textos de apresentação já estão no ar. 

Clique na imagem e conheça a home do JP Social Club

A cidade de São Luís tem crescido muito na área do cinema. São pelo menos quatro grandes mostras anuais, com competição de curtas-metragens, exibição de longas e muito material interessante em debate. Ano passado a LUME - maior distribuidora de filmes independentes do país, cuja sede fica em São Luís - deu início ao Festival Internacional Lume de Cinema, que volta a acontecer em 2012. Sem falar das mostras menores espalhadas ao longo do ano, como aquela Mostra 1959: O Ano Mágico do Cinema Francês, a Mostra Jodorowsky, que aconteceu dentro da programação da Mostra Guajajara de Artes; e do Grupo Experimental de Estudos de Cinema, todos pelo SESC-MA. A gente se sente feliz por, de alguma forma, tímida que seja, fazer parte disso.


Muito obrigado Paula Barros, Priscilla Sampaio, Mauro Sampaio e aos leitores do BdD.
Super abraço (: