quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CINEMA na Mostra SESC Guajajara


Queridos Amigos, pelo segundo ano consecutivo, eu tenho a satisfação quase orgásmica (!) de produzir o Núcleo de Cinema da prestigiada Mostra SESC Guajajara de Artes. Em 2011 teremos a sexta edição deste evento de grande porte, que abarca todas as linguagens artísticas, do Cinema ao Circo, da Música ao Teatro. Um baquete cultural acessível a todo o público DE GRAÇA. Neste momento, um batalhão de artistas, técnicos e colaboradores trabalham arduamente para fechar os últimos detalhes da IV Mostra SESC Guajajara de Artes que começa agora dia 20 e vai até dia 28 de outubro. Aqui no BdD serão publicadas as atividades no Núcleo de Cinema, naturalmente. Mas pelo blog do evento, vocês terão acesso a toda a programação. Corre lá clicando aqui.


MOSTRA - CINEMA FRANCÊS – Aliança Francesa – Centro Histórico

No mês de maio o SESC Maranhão firmou uma parceria com a turma do Aliança Francesa e foi promovida a Mostra 1959: O Ano Mágico do Cinema Francês, um evento muito querido, com exibições, debates e oficina. Infelizmente, por causa do tempo, dois filmes ficaram sem ser exibidos. Chegou a hora de assistí-los (:

21/10, 18h – 

Os Incompreendidos [Truffaut] - (Les Quatre Cents Coups, 1959, FRA), 99 min. 


O filme mais conhecido do diretor e o marco primeiro da Nouvelle Vague, ‘Os Incompreendidos’ dispensa introduções. Já apareceu aqui no BdD naquele Listão de Filhos Solitários e será exibido na íntegra com direito e debate e tudo.

22/10, 15h –
 
Quem matou Leda [Chabrol] - (À Double Tour, 1960, FRA/ITA), 110 min.


Claude Chabrol é outro membro dessa revolução cinematográfica que varreu a França em meados dos anos 60. Uma amostra de seu talento, é esse Quem Matou Leda, que trás em papel de destaque, Jean Paul Belmondo – um dos rostos mais famosos da Nouvelle Vague.

Um catálogo da Mostra 1959 caprichadaço com sinopses, biografias, filmografias e etc, estará disponível ao público.

MOSTRA CINEMA NOIR - Galeria do SESC - Centro de São Luís

Assassinatos. Sexo. Mulheres fatais. O Cinema Noir desponta na década de 1940 do Cinema Americano, abordando temas que permanecem fortes até hoje. Consolidado como uma vertente poderosa da história do cinema, o Núcleo de Cinema da VI Mostra SESC Guajajara de Artes preparou uma seleção de quatro imperdíveis Filmes Noir dirigidos pelos mestres John Huston, Billy Wilder, Otto Preminger e Orson Welles. Por enquanto, serão exibidos apenas dois deles. Na Galeria do SESC, dias 24 e 25/10 às 18h30, com mediação e debate. Vai perder?

O Falcão Maltês (The Maltese Falcon, 1941)


Direção: John Huston

Sinopse: Uma galeria de pessoas desonestas envolvidas na busca de uma jóia incrustada numa escultura de falcão. O detetive Sam Spade (Humphrey Bogart) quer descobrir porque e quem pegará a peça. O filme marca a estréia do diretor John Huston e é também o primeiro filme noir da história do cinema. 

Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944)


Direção: Billy Wilder

Sinopse: Walter Neff (Fred MacMurray), um vendedor de seguros, é seduzido e induzido por Phyllis Dietrickson (Barbara Stanwyck), uma sedutora e manipuladora mulher, a matar seu marido, mas de uma forma que pareça acidente para a polícia e também em condições específicas, que façam o seguro ser pago em dobro.



MOSTRA JODOROWSKY – Auditório A – CCH - UFMA


Alejandro Jodorowsky é muitas figuras numa só. Dramaturgo, escritor, compositor, mímico, tarólogo, psicomago (!), quadrinista e cineasta. Começou a carreira como artista de circo e depois de muitas realizações e mutações, chamou atenção de Hollywood com seus filmes e conquistou o respeito de muita gente grande. Transitando por tantos meandros da arte - e fora deles - Jodorowsky é, para dizer pouco, uma figura e tanto. Para conhecer mais sobre a vida & obra desse artista, o SESC Maranhão em parceria com o Departamento Nacional do SESC trazem a São Luís a Mostra JODOROWSKY.

Atenção para a programação:

Todos os filmes serão exibidos no Auditório Mario Meirelles, no Centro de Ciências Humanas da UFMA. Entrada Franca, sempre.

25/10, 10h – 

 A Gravata (La Cravate, 1957), 21 min. (inédito no Brasil)


 Dado como perdido até 2008, quando encontrado na Alemanha, ‘A Gravata’ é a primeira experiência de Jodorowsky na direção. Baseado no conto de Thomas Mann, sobre uma garota que vende cabeças.

Fando e Lis (Fando y Lis, 1968), 93 min


 Criado a partir de memórias dispersas de uma peça de Fernando Arrabal, a alucinação sublime de Jodorowsky mostra o impotente Fando e sua namorada paralítica em busca da cidade encantada de Tar, onde o extase espiritual existe. A viagem leva o casal ao caos urbano, desertos escaldantes, montanhas traiçoeiras e a suas próprias lembranças. Pontualmente pirativo.

26/10, 10h –
 
O Topo (El Topo, 1970), 125 min. 


 Repleto de simbolismos e alegorias, El Topo é a trajetória desse pistoleiro místico (interpretado pelo próprio Jodorowsky) através do deserto do distante Oeste. Um filme de ‘Western Surrealista’ (!) com muita cultura mexicana, fanatismo e culto às armas.

27/10, 10h – 
   
A Montanha Sagrada (The Holy Mountain, 1973), 114 min.


Por último, A Montanha Sagrada, que foi o filme de Jodorowsky ovacionado em Cannes no ano de 1973. Gira em torno de um grupo de pessoas ordenadas por este Alquimista, dispostos a chegar à misteriosa Ilha de Soto, onde residem os deuses imortais que dominam o mundo.

Temos certeza que se você curte Luis Buñuel, Salvador Dali e David Lynch, você vai se amarrar muito nessa Mostra. Mas certamente, se você gosta de cinema (ou é apenas muito curioso), não vai conseguir ficar indiferente aos filmes de Jodorowsky. Lembrando que todos receberão um material de primeira qualidade, contendo biografia, entrevistas, sinopses dos filmes, além de outras coisas bacanas como o catálogo ‘Como Fazer Cinema’, escrito pelo próprio Jodorowsky. Esperamos todos (:



Estaremos ainda em diversas escolas de São Luís, com o projeto CineSESC nas Escolas, exibindo curtas nacionais e internacionais para turmas do Ensino Fundamental e Médio, promovendo mediações e explanações afim de despertar nessa molecada o interesse pela linguagem cinematográfica.

Enfim, minha gente, um BANQUETE! Acompanhe a programação, divulgue loucamente e compareça! Esse evento é para nós; é para que mais e mais iniciativas como essa possam acontecer em São Luís. Nos encontramos por lá (:




Um comentário:

  1. E ainda nos dias 26 e 27 de outubro às 18h na Galeria de Arte do SESC, os amantes do cinema não podem perder o Workshop "A Narrativa Clássica e a Domesticação do Olhar" do Promotor Cultural em Cinema do SESC-TO, Wertem Nunes!!!!! Vagas limitadas!!!!!! Inscrições: 3216 3830 / 3853

    ResponderExcluir