domingo, 31 de julho de 2011

Listão: Filhos Solitários

Filhos-únicos: ou eles são penosamente responsabilizados a dar continuidade à trajetória dos pais, tendo que triunfar onde estes fracassaram, ou recebem uma excessiva carga de atenção, o que os torna mimados e soberbos. Como o cinema enxerga essa turma?

15 – Ensinando a Viver (Martian Child, 2007)


Quem é? Dennis (Bobby Coleman)

Qual é a dele? O franzino Dennis, adotado pelo viúvo John Cusack, vive num mundo a parte, por acreditar cegamente ser um marciano em missão de exploração no planeta Terra. Típico comportamento de criança carente de atenção, a problemática do filme bem que podia ser resolvida com um pulso mais firme dos adultos, mas prefere sinalizar pra outros valores na relação pai-filho.

14 – Riquinho (Ri¢hie Ri¢h, 1994)


Quem é? Riquinho Rico (Macaulay Culkin)

Qual é a dele? Nos anos 90 a gente ficou muito chocado com a mansão da Família Rico e os ‘brinquedos’ do Riquinho, que incluíam uma franquia particular do McDonald’s (‘Você tem seu próprio McDonald’s!!’), uma central de comunicação (‘Pai Não Encontrado! Pai Não Encontrado!’) e uma montanha russa privativa. Depois que o garoto descobre uma tentativa de assassinato orquestrada contra seus pais é que ele finalmente percebe que brincar numa montanha russa sozinho, não faz o menor sentido.

13 – Querido Frankie (Dear Frankie, 2004)


Quem é? Frankie (Jack McElhone)

Qual é a dele? O Frankie tinha uma mãe muito dedicada (a Emily Mortimer). Quis protegê-lo do pai crápula e fugiu com ele pra bem longe. Mas, pra alimentar a ideia de que o garoto tinha sim um pai decente, ela lhe escrevia cartas, se passando por um suposto pai, marinheiro, aventureiro, muito chique. No entanto, um dia a farsa se torna insustentável e ela precisa arrumar um pai fictício pro filho - daí até aparecer o Gerard Butler e pronto, já viu.

12 – Charlie – Um Grande Garoto (Charlie Bartlett, 2007)


Quem é? Charlie Bartlett (Anton Yelchin)

Qual é a dele? Espécie de fusão entre Ferris Bueller e Zac Efron (em seus momentos mais saltitantes), Charlie Bartlett passa de rebelde sem causa a figura extremamente popular na escola/universidade onde estuda. Pra não poder mais no seu complexo de James Dean, Charlie enfrenta o diretor de lá, o super Robert Downey Jr.

11 – Como Treinar o Seu Dragão (How to Train Your Dragon, 2010)


Quem é? Soluço

Qual é a dele? Mais um exemplo de personagem perdido pelas suas inadequações, Soluço é morador de uma aldeia viking que sofre constantes ataques de dragões. Cabe aos jovens aprenderem as técnicas de defesa e promoverem a guarnição do lugar. Mas justo ele, que não leva o menor traquejo pro negócio, carrega o fardo imenso de ser o único filho do maior combatedor de dragões que já existiu. Dureza.

10 – O Pequeno Nicolau (Le Petit Nicolas, 2009)
 
 
Quem é? Nicolau (Maxime Godart)

Qual é a dele? Desde sempre o foco máximo do carinho e atenção dos pais, Nicolau certa feita ouve por acaso uma conversa que o faz acreditar que está para dividir seu reinado com um irmãozinho. Opa, dividir não. Ser fatalmente execrado do trono e exilado numa medonha floresta. Porque do ponto de vista das crianças, tudo é superlativo. Tome talento francês pra desenhar a narrativa a partir das lentes da infância.

9 – Um Grande Garoto (About a Boy, 2002)


Quem é? Marcus Brewer (Nicholas Hoult)

Qual é a dele? Ter sido baseado num livro do Nick Hornby diz muita coisa? O Marcus vivia só com a mãe, viúva e deprimida. Até que seu destino encontrou o do Hugh Grant, mulherengo e extremamente individualista. Por algum motivo, o Marcus escolhe esse sujeito disfuncional pra ocupar a lacuna que o pai deixou. E o filme faz altas manobras pra desviar de possíveis clichês – funciona. Hoje o Nicholas Hoult estampa catálogos do Tom Ford e filmes como Furia de Titãs, X-Men First Class e, claro, Direito de Amar.

8 – O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias (2006)


Quem é? Mauro (Michel Joelsas)

Qual é a dele? A história do Mauro se passa no meio dos anos 70, época em que o Brasil andava pelas tabelas com a repressão imposta pela Ditadura Militar. Em meio ao turbilhão, o Mauro, de apenas 12 anos, tentava equilibrar o foco de suas atenções: entender as pirações dos generais e o sumiço dos pais, mesmo estando muito preocupado com os rumos do Brasil-Time, prestes a se tornar tricampeão mundial de futebol.
 
7 – Deixa Ela Entrar (Låt den rätte komma in, 2008)


Quem é? Oskar (Kåre Hedebrant)

Qual é a dele? Oskar é um garoto meio esquisitão, muito calado, meio pálido, muito peculiar, afinal. E essas diferenças é que faziam dele alvo de chacotas na escola – brincadeiras sem graça, agressivas – bullying, pra usar um termo mais em voga. Até que conhece a menina Eli, que o elege com uma espécie de protegido, até que o envolvimento dos dois se encaminhe pra algo ingênuo, mas que rompe as barreiras da amizade. Super pontos no quesito originalidade, pra mais esse filho-único do Listão.

6 – Coraline e o Mundo Secreto (Coraline, 2009)


Quem é? Coraline Jones (Dakota Fanning)

Qual é a dela? O conto de Neil Gaiman adaptado ao cinema por Henry Selick sobre a garota filha-única que, carente da atenção dos pais, acaba descobrindo uma espécie de universo paralelo, uma versão-espelho infinitamente melhorada da sua própria vida. Ao longo da projeção, a válvula de escape encontrada por Coraline, se mostra cada vez mais cavernosa.
 
5 – O Menino dos Cabelos Verdes (The Boy with Green Hair, 1948)


Quem é? Peter Fry (Dean Stockwell)

Qual é a dele? História do menino “órfão de guerra” que, sem mais, um dia acorda com os cabelos verdes. A ausência dos pais e o que isso trouxe de ruim ao garoto (somado ao eco que sua estranha cabeleira causa na vizinhança e escola) faz dele um quase-mártir dos efeitos da guerra e escancara a mensagem ‘pacifista e antibelicista’ do verde enquanto metáfora pra esperança. Uma lindeza.

4 – Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are, 2009)


Quem é? Max (Max Records)

Qual é a dele?
Max é um rebelde da imaginação. Sem a atenção da mãe e frequentemente sendo tratado com crueldade pelos vizinhos mais velhos, ele explode num rompante de pura birra e, incompreendido, foge de casa. A desabalada carreira do Max vai dar nesse mundo incrível, habitado por monstros igualmente incríveis que fazem dele um Rei mais incrível ainda. Um rei do próprio nariz.

3 – O Iluminado (The Shining, 1980)


Quem é? Danny Torrance (Danny Lloyd)

Qual é a dele? A dele é ter sido levado pelos pais a este hotel desabitado (baixa temporada) no meio do nada, no gélido Colorado. Jack Torrence (Jack Nicholson, nesse papel que o marcaria para toda a carreira) aceita um trabalho de vigia, mas aparentemente a desolação do lugar vai deteriorando aos poucos seu senso e equilíbrio. Já o Danny, que possui habilidades paranormais, conversa sempre com o Tony ("the little boy who lives in my mouth") e tem visões fantasmagóricas pelos corredores vazios do hotel. 

2 – Os Incompreendidos (Les Quatre cents coups, 1959)


Quem é? Antoine Doinel (Jean-Pierre Leaud)

Qual é a dele? Coagido pela opressão dos superiores na escola, pela sufocante cobrança dos pais que, fartos da ‘rebeldia’ do garoto, acabam o enviando para um reformatório – Doinel almeja antes de tudo, a liberdade. E ele a encontra em suas fugas para o cinema, em suas caminhadas pelas ruas e em seu inebriante encontro com a imensidão do mar. A trajetória de Antoine Doinel se mescla com a própria biografia do diretor, François Truffaut. E a aspiração do personagem pela liberdade traduz, em suma, o objetivo maior da festejada Nouvelle Vague.

1 – Kramer vs. Kramer (Kramer vs. Kramer, 1979)


Quem é? Billy Kramer (Justin Henry)

Qual é a dele? Vitimado pela separação dos pais, como tantos. O Ted Kramer (Dustin Hoffman, maravilhoso) só tinha tempo para o trabalho e deixava a casa pra segundo, terceiro, décimo plano. Depois de tanto suportar, Joanna Kramer (Meryl Streep, que levou o Oscar por este personagem) um belo dia arruma as trouxas e desaparece do mapa. Daí então o Ted precisa cuidar sozinho do filhote Billy - que não entende porque a mãe foi embora. Isso rende uma potência dramática gigantesca, e uma das minhas cenas preferidas de todos os filmes que já vi: pai e filho na cozinha, incapazes de preparar uma rabanada. Dá vontade de rir e chorar ao mesmo tempo. Veja este filme.
 
Veja também o Listão: Melhores Caçulas do Cinema. E pra ver mais listas, clique nas tags TOP5 e Listão, lá no topo do blog. Até a próxima (:
 
 

3 comentários:

  1. VERGONHA NA CARA RAPÁ! JÁ TEM UM MÊS QUE TU NÃO ESCREVE NESTA PORRA! Nós, leitores, queremos coisas pra ler!

    O blog é bom, mas entrar uma vez por semana e nunca ver uma postagem nova, é foda.

    ResponderExcluir
  2. Tô apaixonada pelo seu blog. Cada lista melhor que a outra! Sempre com coisas divertidas e que fogem do clichê de quem se pretende conhecedor de cinema. Amei!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, fiquei fora da internet por um tempo, mas já voltei. O blog vai voltar às atividades em breve. Muito obrigado. Abraços (:

    ResponderExcluir