sábado, 28 de maio de 2011

Listão: Melhores Caçulas do Cinema

Preteridos, birrentos, revoltados, provocadores, profissionais em chamar a atenção dos pais. Existem muitas atribuições injustas a nós, irmãos mais novos. Então, para protestar nossa superioridade criativa e intelectual, aqui estão 10 personagens que não deixam dúvidas: os caçulas são demais.

10 - O Casamento de Rachel (Rachel Getting Married, 2008)


O Caçula: Kym (Anne Hathaway)

Por que é a melhor? Kym é um vulcão em estado adormecido. Dependente química, ela esteve numa clínica de reabilitação por quase um ano, pondo-se pronta para o casamento da irmã, Rachel, numa festa que reuniria toda a família. Mas, indignada com a postura mascarada de todos, Kym reativa antigas mágoas e incongruências escondidas embaixo do tapete. Gênia incompreendida, claro.

9 - Querida, Encolhi as Crianças (Honey, I Shrunk the Kids, 1989)


O Caçula: Nick Szalinski (Robert Oliveri)

Por que é o melhor? Um extraordinário acidente de percurso faz a máquina encolhedora de objetos (?) miniaturizar os filhos do cientista-inventor Rick Moranis. Nunca alguém imaginou que a grama de um jardim suburbano pudesse reservar tantas aventuras. Mas foram de Nick as melhores ideias pra retomar a forma normal e se livrar das formigas, escorpiões e abelhas gigantes, habitantes locais.

8 - Entre Irmãos (Brothers, 2009)



O Caçula: Tommy Cahill (Jake Gyllenhaal)

Por que é o melhor? A visão do caçula é escrotizada injustamente nesta refilmagem americana de Brothers (2004). O irmão mais velho, Sam (Maguire) é dado como morto nos conflitos do Afeganistão. É então que Tommy se aproxima da família do falecido irmão, cuidando de Grace (Portman) e suas filhas. Mas então Sam inesperadamente retorna, tentando reaver seu posto. As boas intenções do baby-brother ficaram nebulosas, achei.

7 - O Vencedor (The Fighter, 2010)


O Caçula: Micky Ward (Mark Wahlberg)

Por que é o melhor? Aqui as oscilações estão entre o irmão mais velho, Dicky (Bale) um ex-pugilista que viveu momentos de glória no passado e agora afunda-se gradualmente numa vida de vícios ilícitos. Micky, caçula ofuscado pelo sucesso do irmão, tenta equilibrar-se em seu parco talento como boxeador e no trôpego amor da namorada Amy Adams para recobrar o triunfo à sua família.

6 - Os Incríveis (The Incredibles, 2004)


O Caçula: Jack-Jack, o bebê Incrível

Por que é o melhor? Até então ninguém sabia se Jack-Jack, o bebê da família Pêra, tinha herdado os super-poderes dos pais. Mas ele pode se teleportar, usar visão raio-X, mudar a densidade do corpo, virando aço, ficando em chamas, atravessando paredes e até voando - para completo azar da babá Karen, que acaba descobrindo as especialidades do pequeno da pior forma possível. O resultado virou o curta ‘Jack-Jack Attack’.

5 - E.T. - O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial, 1982)


O Caçula: Gertie (Drew Barrymore)

Por que é a melhor? Perdendo apenas para o ET do título – por motivos óbvios – a pequena Drew rouba praticamente todas as cenas em que aparece. A grande sacada da obra de Spielberg é explorar a ingenuidade da infância, capaz de criar universos paralelos, de imaginar, de acreditar. E os caçulas são ótimos pra exercer esse contraste com os irmãos mais velhos.

4 - As Crônicas de Nárnia (The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, 2005)


O Caçula: Lucia Pevensie (Georgie Henley)

Por que é a melhor? É o espírito desbravador (rá!) de Lucia que faz a história começar, quando ela descobre o Guarda-Roupa que dá acesso a Nárnia – sob protestos e descrenças dos irmãos mais velhos. É ali que ela descobre a humilde morada do Sr. Tumnus (McAvoy) e os segredos macabros de Jadis, a Feiticeira Branca. Lucia é camarada do Leão Aslan.

3 - Conta Comigo (Stand By Me, 1986)


O Caçula: Gordie Lachance (Wil Wheaton)

Por que é o melhor? Lachance é clássico exemplo de irmão mais novo preterido pelos pais. Aqui o primogênio era Denny (John Cusack, em começo de carreira) que morre de forma precoce, deixando a ele a pesada tarefa de substituir o quarto vazio do irmão. ‘Você devia ter morrido no lugar dele’. Mas e quem é o protagonista da aventura que se tornou um dos maiores ícones do anos 80?

2 - Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990)


O Caçula:  Kevin McCallister (Macaulay Culkin)

Por que é o melhor? A tumultuada família McCallister, em desenfreada partida de férias em Paris, acaba deixando o inofensivo Kevin, de 8 anos, para trás. Ele se sentia mesmo completamente deslocado em meio a tantos tipos loucos. Mas ficar sozinho em casa nessa idade não é moleza. Ainda mais quando dois bandidos (Pesci e Stern, geniais) estão em seu encalço. Mas a gente, que já viu esse filme 28373762 vezes, sabe que ele se saiu muito, muito bem.

1 - O Poderoso Chefão (The Godfather - 1972, 1974, 1990)


O Caçula: Michael Corleone (Al Pacino)

Por que é o melhor? Pff. Não há o que dizer sobre alguém que carrega o cetro de legítimo substituto de Don Vito Corleone. Palmas a Mike, o melhor caçula da lista.
 

E aí? Algum 'fedelho reclamão' ficou de fora? Primogênitos merecem retaliações ou fica tudo entre irmãos? ;)
Até mais!
 



6 comentários:

  1. Hahaha! Eu fui descendo a tela aos pouquinhos e quando vi o Kevin em segundo pensei "NÉ POSSÍVEL, QUEM pode ser o primeiro?!?". Heh. Mistério resolvido. Mandou bem, Coelhoso o/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a lista, os três primeiros são sensacionais! (Acrescentaria somente a personagem principal Sibel do filme Contra Parede, de Fathi Akin (uma moça mulçumana suicída escapando das regras restritas de sua família conservadora e atras de relações sexuais liberais)rsrsrrsrs
    abraçoes Dave!

    ResponderExcluir
  3. Olha que eu QUASE, QUASE fiquei com vontade de ter um irmão!

    ResponderExcluir
  4. Em "O Poderoso Chefão", a Connie não era a caçula da família?

    ResponderExcluir