sexta-feira, 22 de julho de 2011

Workshop de Cinema no Festival da Lume


Terminou hoje o Workshop sobre História do Cinema ministrado por Sérgio Alpendre, como parte da programação do I Festival Internacional Lume de Cinema. Em face dos nossos constantes reclames da falta de alternativas para cinéfilos em São Luís, a iniciativa da Lume Filmes nos encheu de orgulho.

Foram quatro aulas divididas em quatro dias, onde o crítico de cinema Sérgio Alpendre (Chip Hazard), versou sobre diversas escolas de cinema, através de trechos de filmes comentados. Apesar do tempo insuficiente para um tema tão abrangente, foi possível discutir aspectos interessantes da filmografia de nomes como David Griffith, Luis Buñuel, King Vidor, Alfred Hitchcock, Roberto Rossellini, Kenji Mizogushi, R. W. Fassbinder e por último o curioso cineasta japonês Yoshishige Yoshida - entre vários outros.
 
 
Alpendre também trabalhou os conceitos de enquadramento, planos, plongé, travellings, profundidade de campo, composições de cena, maneirismos e outras soluções visuais adotadas pelos mestres de acordo com as escolas a que pertenceram. As discussões foram sempre muito bem humoradas, e contaram com as contribuições da turma, ávida por aprendizado. 
 
A gente espera fervorosamente que mais eventos assim aconteçam na ilha. Depois de tanta conversa sobre cinema, Sergio Alpendre nos deixou morrendo de vontade de ver uma pilha de filmes. Fiz uma lista de 'Quero Ver', que divido agora com os senhores. Quem perdeu, dançou.

- Raros Sonhos Flutuantes (Eizo Sugawa, 1990)

- O Nascimento de Uma Nação (David Griffith, 1915)

- Intolerância (David Griffith, 1916)

- O Grande Desfile (King Vidor, 1925)

- Coragem e Confissão (Alfred Hitchcock, 1929)

- O Marido Era o Culpado (Alfred Hitchcock, 1936)

- Alemanha Ano Zero (Roberto Rossellini, 1947)

- Sob o Signo de Capricórnio (Alfred Hitchcock, 1949)

- Stromboli (Roberto Rossellini, 1950)

- O Intendente Sancho (Kenji Mizogushi, 1954)

- Sede de Viver (Vincent Minnelli, 1956)

- Roleta Chinesa (R. W. Fassbinder, 1976)

O I Festival Internacional Lume Filmes termina amanhã. Que venha o próximo (:

Um comentário:

  1. Foi uma louvável atitude da Lume a realização do festival e do workshop.
    Foi uma pena ter sido apenas quatro dias de contato com Sérgio Alpendre...aprendi bastante com ele e,foi muito proveitoso esse pequeno tempo juntos.

    Dessa lista desejo ver urgentemente os dois últimos,Sede de Viver e Roleta Chinesa.

    ResponderExcluir