terça-feira, 4 de outubro de 2011

TOP5 - Cinema & Manguaça

O cinema encontrou diferentes saídas para discutir alcoolismo. Existem abordagens que exploram o lado cômico da embriaguez e outras, que tratam o tema de forma realista e angustiante. Seja como for, falar de álcool rende pelo menos dois pontos positivos: exigir demais do ator, o que significa grandes performances; e ser um tema atemporal - afinal, enquanto houver álcool, haverá alcoolismo. Então vamos lá a esta lista de personagens muito chegados ao reverenciado suco de cevadis. Se não brindar, fica sete anos sem brincar.

5 - Coração Louco (Crazy Heart, 2009)


A vida do cantor de country Bad Blake não tava nada fácil. Ele já tinha vivido tempos de glória, mas agora, amargando uma profunda crise de ostracismo, só consegue juntar uns trocos em shows esporádicos. Numa dessas, ele conhece a Jean Craddock (Maggie Gyllenhaal), uma jornalista mãe solteira, com a qual ele se envolve – mas o instinto de alto-sabotagem mora nas garrafas de whisky, meus amigos. O trabalho incrível do Jeff Bridges nos aproxima da penosa situação do personagem. Aliás, esse não foi o único papel de pinguço inveterado da carreira do Mr. Bridges. Ele também já bebeu rios em O Grande Lebowsky e mais recentemente, em True Grit.

4 - Se Beber, Não Case (The Hangover, 2009)


Uma das comédias mais bem sucedidas dos últimos anos, ‘Se Beber, Não Case’ aproveitou um lugar-comum do gênero em Hollywood (a noitada entre amigos na cidade de Las Vegas) e acrescentou ingredientes valiosos tais como apelo ao exagero e negação ao politicamente correto. O resultado é excelente, sim. Mas não seria tanto, se não fosse pelo elenco de canastrões, dentre os quais se destaca o hilário Zach Galifianakis e sua completa falta de noção. Adendo: está permitido ignorar a sequência feita pelo mesmo Todd Phillips em 2011.

3 - Gata em Teto de Zinco Quente (Cat on a Hot Tin Roof, 1958)


O super Paul Newman vive aqui Brick Pollitt, um ex-jogador de futebol americano cheio de traumas. Já na cena de abertura, Brick, bêbado, está num estádio e ouve as vozes da platéia vibrante. Ao tentar executar uma sequência de saltos, cai e machuca a perna, recobrando a consciência e percebendo que o estádio na verdade está completamente vazio. O filme se passa num dia só, numa festa de família; ali vamos descobrindo muita sujeira escondida embaixo do tapete, enquanto Brick rejeita a esposa (Elizabeth Taylor) e se entrega ao vício da bebida.

2 - Onde Começa o Inferno
(Rio Bravo, 1959)


Se você acompanha o BdD, já deve ter notado meu apreço por Rio Bravo – não por acaso, ele já apareceu  outras vezes por aqui – mas dessa vez está de volta pelo personagem fanfarrão de Dean Martin. Braço direito do xerife John Wayne, esse gunman conhecido apenas como ‘Dude’ (Lebowsky Feelings) está atado às obrigações ao mesmo passo que ao álcool. A bravura e o senso de justiça são constantemente interceptados por seu constante estado de embriaguez. Howard Hawks conseguiu aqui um incrível manejo da historia, mesmo se dedicando a focalizar uma trupe de tipos sensacionais.

1 - Farrapo Humano (The Lost Weekend, 1945)


Provavelmente o filme definitivo sobre alcoolismo, este clássico de Billy Wilder permanece uma sumidade quando o assunto é o efeito devastador que o vício em bebidas pode causar na vida de alguém. O impacto do filme é acentuado também por tratar o tema de forma incisiva, no quando de sua produção, o ano de 1945 – tempo em que o cinema ainda precisava obedecer a uma série de tabus em relação às suas abordagens. O ótimo desempenho de Ray Milland no papel principal nos ajuda a reconhecer o esforço de superar a crise de abstinência – sob qualquer ângulo, uma degradante luta contra si mesmo.

Links Ultra Clicáveis:

> Um cowboy sem sua garrafa de cana não é um cowboy completo. Portanto, TOP5 Western.
> Veja a memorável galeria com fotos do Paul Newman.
> Dean Martin e Rick Nelson cantando marotamente em Rio Bravo.

Obrigado pela visita e até breve ;)



2 comentários:

  1. recomendo o belíssimo Vício Maldito (Days of Wine and Roses), de Blake Edwards.

    ResponderExcluir
  2. Jack Lemmon! Verei sim.
    E muito obrigado pela visita, Sergio (:

    ResponderExcluir