domingo, 18 de setembro de 2011

TOP5 - Xeque Mate!

Xadrez: sei nem pra onde vai. Mas sempre que o cinema tenta realçar cenas de articulação e inteligência, manda ver nessas jogadas cheias de caras e bocas e mão no queixo  - quem, como eu, não sabe jogar, apenas observa os grandes enxadristas do cinema. Nesse TOP5, os filmes estão organizados por idade: dos mais novos aos mais antigos.

5 - X-Men: Primeira Classe (X-men: First Class, 2011)


Erick VS Charles. Os filmes dos mutantes da Marvel sempre trazem uma cena como esta, pra equilibrar os ânimos e evidenciar que há muito raciocínio e destreza por trás daquelas incríveis habilidades.

4 - Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Philosopher’s Stone, 2001) 


Uma partida de xadrez com peças vivas cujo desfecho tinha importante resultado no primeiro livro da saga de J.K. Rowling, que deixou milhões de órfãos esse ano.

3 - Geri’s Game – (A Bug’s Life, 1998)


O curta que precedia Vida de Inseto da gigante Pixar, que traz um velhinho disputando xadrez contra si mesmo. O prêmio: uma dentadura. Os cortes ágeis e o humor simples renderam um Oscar a esse curta pelos idos de 1998.

2 - Star Wars Episódio IV - Uma Nova Esperança (Star Wars Episode IV - A New Hope, 1977)


Enquanto o jovem Skywalker coletava ensinamentos do mestre Obi-Wan, Chewie e R2-D2 estavam envolvidos numa partida de xadrez holográfico (bem, não exatamente). 'Let the wookiee win!'– sugere o aflito C3P-0.

1 - O Sétimo Selo (Det sjunde inseglet, 1957)
 

Provavelmente o trabalho mais conhecido do festejado diretor Ingmar Bergman, o filme aborda uma busca pelo sentido da vida numa eloquente disputa de xadrez contra... a morte.

Até breve! :)



2 comentários:

  1. A primeira coisa que veio à mente foi a partida de Xadrez do vovozinho no curta da Pixar. =] Boa lista, estava com saudades dos posts.

    ResponderExcluir
  2. Melhor post ever.
    Vai ser inteligente assim na pqp.

    Mas o velhinho da Pixar é eterno...
    Faz mais relações divertidas dessa!

    1BJ.

    ResponderExcluir