quinta-feira, 30 de junho de 2011

Listão: 10 Vovós Lindas e 5 Vovós-Lixo

Uma lista de 10 velhinhas fofas e 5 que não valem um novelo de lã. Todo mundo sentado na cadeira de balanço? Lá vai.

10 - O Violinista que veio do Mar (Ladies in Lavender, 2004)


A Vovó: Ursula (Judi Dench)

Por que ela é uma linda? Difícil escolher qual das duas velhinhas desse filme é a mais linda. Mas depois de resgatar o violinista do título (Daniel Brühl), a personagem de Judi Dench acaba se surpreendendo com os próprios sentimentos em relação ao rapaz. Fofa.

9 - Pare! Senão Mamãe Atira (Stop! Or My Mom Will Shoot, 1992)


A Vovó: Tutti Bomowski (Estelle Getty)

Por que ela é uma linda? É imaginar o brutamontes Sylvester Stallone (que a essa altura já tinha sido Rambo, Rocky e Cobra) sendo tratado como um bebê indefeso por sua mamãe Tutti. É o senso de superproteção confundindo as fronteiras entre o público e o privado.

8 - Matadores de Velhinhas (The Ladykillers, 2004)


A Vovó: Marva Munson (Irma P. Hall)

Por que ela é uma linda?
Vovó Marva é uma típica senhora evangélica do interior dos Estados Unidos. Ela está no caminho da trupe de meliantes liderados por Tom Hanks, que planeja assaltar um cassino. Quando ela descobre, passa a se intrometer e interferir no plano mirabolante. Refilmagem dos Coen.

7 - Potiche – Esposa Trofeu (Potiche, 2010)


A Vovó: Suzanne Pujol (Catherine Deneuve)

Por que ela é uma linda? Do alto de seus 67 anos, Deneuve vive essa personagem que se dá conta, cheia de vida, das permanentes amarras que a mantinham isolada em casa, como uma esposa de efeite. Arregaça as mangas e dá a volta por cima – sem descer do salto.

6 - Ensina-me a Viver (Harold and Maude, 1971)


A Vovó: Maude (Ruth Gordon)

Por que ela é uma linda? O jovem Harold, obcecado pela ideia da morte, frequenta funerais constantemente e alimenta suas tendências suicidas. Maude, obcecada pela vida, frequenta funerais constantemente e, prestes a completar 80 anos, alimenta suas tendências vivazes. A alegria de viver de Maude provoca o espanto e paixão de Harold e forma um dos casais mais improváveis do cinema.

5 - Matrix (The Matrix, 1999)
 

A Vovó: Oráculo (Gloria Foster)

Por que ela é uma linda? Por mais que o Oráculo (que não é uma vovó de verdade, e sim um programa da Matrix) sempre aparecesse em cena portando notícias escabrosas, ela era uma espécie de baluarte na trama cabeluda dos irmãos Wachowski - e prepara cookies pro Neo. Digna.

4 - Denis, O Pimentinha (Dennis the Menace, 1993)


A Vovó: Sra. Martha Wilson (Joan Plowright)

Por que ela é uma linda? Mesmo diante dos protestos mais coléricos do rabugento Sr. Wilson, a Sra. Wilson sempre foi ferrenha defensora do Denis e seu infalível estilingue. Um deles via o garoto como um anjo e outro via como demônio. A personalidade do Denis, fica provado pelo casal, era uma questão de perspectiva.

3 - Uma Babá Quase Perfeita (Mrs. Doubtfire, 1993)


A Vovó: Sra. Euphegenia Doubtfire (Robin Williams)

Por que ela é uma linda? Por que, na verdade, é um lindo. A esposa de Daniel (Robin Williams) decide pedir o divórcio e fica com a guarda dos três adoráveis filhos do casal. Então, pra continuar próximo das crianças, Daniel decide se transformar na babá Doubtfire - garantindo a cota da nossa nostalgia de Sessão da Tarde.

2 - Castelo Animado (Hauru No Ugoku Shiro, 2004)


A Vovó: Sophie

Por que ela é uma linda?
A jovem Sophie, de 18 anos, sofre uma terrível maldição que a transforma numa senhora de 90 anos. Antes na clausura da vida e dos afazeres, Sophie agora precisa sair de casa e lutar para romper o feitiço, tendo que lidar com os limites de um corpo idoso. Super imaginação do glorioso estúdio Ghibli, que insiste na velhice como um estado de espírito.

1 - Conduzindo Miss Daisy (Driving Miss Daisy, 1989)
 

A Vovó: Miss Daisy (Jessica Tandy)

Por que ela é uma linda? Atlanta, anos 50. A carrancuda senhora judia vivida por Jessica Tandy supera aos poucos a crosta de preconceito que mantinha com seu motorista negro, Morgan Freeman. Todos chora emocionado.

E agora, 5 vovós que merecem nosso desprezo eterno. Preparados?

5 -  Fúria de Titãs (Clash of the Titans, 2010)


As Vovós: As Três Bruxas Estigeanas

Por que são escrotíssimas? As três velhas cegas formam um dos obstáculos mais ordinários a serem enfrentados pelo heróico Perseu em sua jornada mitológica. De porte do olho mágico que as permite ver, elas guardam a resposta que levaria Perseu à vitória ou à ruína: enfrentar a terrível Medusa.
 
4 - Os Goonies (The Goonies, 1985)


A Vovó: Mama Fratelli (Anne Ramsey)

Por que ela é escrota? Mama Fratelli perseguiu, de arma em punho, as crianças aventureiras deste clássico dos anos 80 - além de infernizar a vida dos próprios filhos sob um regime totalitário de muitos berros e ordenanças. A boina de ladinho lembrando a fora-da-lei Bonnie Parker, de Bonnie & Clyde. Escrotíssima.
 
3 - Arraste-me Para o Inferno (Drag me to Hell, 2009)


A Vovó: Sylvia Ganush (Lorna Raver)

Por que ela é escrota? O regresso de Sam Raimi ao universo trash traz esta aparentemente inofensiva velhinha, que lança uma horrenda maldição na pobre protagonista e se revela um monstro diabólico. Lembrar da cena do estacionamento. Muitas risadas, alguns sustos.

2 - O que terá acontecido a Baby Jane? (What Ever Happened to Baby Jane? 1962)


A Vovó: Baby Jane Hudson (Bette Davis)

Por que ela é escrota? Quando criança, Baby Jane viveu tempos de glória como uma atriz prodígio. Agora, velha e atormentada pela completa decadência, descarrega a frustração na irmã paralítica (Joan Crawford). As duas atrizes se odiavam na real, o que rendeu excelentes histórias de bastidores.

1 - Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs, 1937)
 

A Vovó: Rainha/ Bruxa

Por que ela é escrota? Valei-me Deus que alguém pudesse ir tão longe por uma disputa de beleza. Pois é isso que a ultra-vaidosa rainha deseja: a morte de Branca de Neve, que segundo o espelho mágico, é a mais linda do reino. Ela então se transforma numa velha senhora vendedora de maçãs envenenadas, é mole? Podia ter se transformado numa velhinha fofa pra causar boa impressão, mas não. Entra na lista de velhas escrotíssimas com louvor.

E aí, alguma velhinha boa praça ficou de fora? Lembrou de outra vovó do dark side? 
Até breve!

5 comentários:

  1. Vi a Judi Dench e lembrei logo dela em Chocolate. Vó agridoce, eu diria. ^.^

    Boa escolha pra uma lista, Coelhoso. o/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza ta faltando a velha do filme Duplex, não existe uma velha pior do que aquela...

    ResponderExcluir
  3. hahahaha Luiz, eu dou tanta risada com ela, que fiquei na dúvida em qual das listas colocar.

    Valeu, Mon! ;)

    ResponderExcluir
  4. Acho a vovó de "Conduzindo Miss Daisy" uma completa chata, apesar de ter um bom coração, rs.

    ResponderExcluir
  5. Eu já ia falar da Sra. Connely de Duplex, mas já a lembraram antes de mim aqui! Aquela velhinha era um terror mesmo! Mas pra mim ainda a Sra. Ganush é a pior!

    ResponderExcluir