terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Clube do Filme - o cinema é o professor


David Gilmour estava numa situação complicada. Crítico de cinema desempregado, sem novas perspectivas de trampo e com grana contada, ele se depara com a precária condição de seu filho, Jesse Gilmour, na escola. O garoto de 15 anos estava reprovando em todas as disciplinas, despreparado e completamente desinteressado pelos estudos. Diante disso, o pai aflito visualiza um futuro marginal iminente para seu filho e resolve tomar uma decisão arriscada e muito corajosa a fim de reverter o quadro.

Tratava-se de um método de educação particular e nada ortodoxo. O filho não precisaria mais ir à escola (como era sua vontade) não precisaria trabalhar (para não ter que substituir uma atividade odiosa por outra), e poderia acordar às 17h todos os dias. No entanto teria que assistir a três filmes por semana, da escolha do pai e na companhia dele. O envolvimento com drogas romperia o contrato imediatamente. Acordo feito, começava então o Clube do Filme.


Falando assim, David Gilmour parece ser o melhor pai do mundo. Só que imagina a pressão do cara ‘Eu posso estar destruindo o futuro do meu filho com essa decisão’. Mas ele acredita que é possível sim ser uma pessoa saudável, inteligente e madura mesmo odiando a escola. Sem falar que, do alto de seus 50 anos, se vê procurando emprego de entregador – sem sucesso. 'Eu podia estar esperando por um emprego, mas não estava esperando pela vida. Ela estava ali, bem ao meu lado, na cadeira de vime’. É um sujeito genial, esse David.

O livro que ele escreveu é um material excelente para cinéfilos curiosos, já que discorre de forma muito apaixonada sobre diversos filmes dos mais variados gêneros. Mas é, sobretudo, uma deliciosa história no formato Pai – Filho. Ele acompanha as crises de idade enfrentadas por Jesse (penosas dores de amor, vícios, surtos criativos) enquanto assiste seu filho ganhando idade e asas pra ir embora do ninho. Impossível não se sentir um pouco Jesse e um pouco David ao ler O Clube do Filme. Vale a pena.



7 comentários:

  1. Um dos meus livros preferidos e talvez aquele que mais mudou a minha maneira de ver o cinema.

    Uma ótima dica mesmo, Dave.
    E pra mim, a história do livro não termina na última página. Ainda vem muito Clube do Filme por aí (:

    Abraços e valeu pela dedicatória no twitter ;D

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Me empresta? haha

    ResponderExcluir
  3. É um sujeito genial, esse David.

    Assim como outros Davis o são.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse livro. Inspirador!
    Curti muito teu blog, Dave. Amo cinema e quero ser cinesta, enfim. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Um dos meus livros preferidos e talvez aquele que mais mudou a minha maneira de ver imediatamente. Acordo feito, começava então o Clube do Filme.

    ResponderExcluir
  6. Curti muito esse livro. Essa ousadia do pai em fugir das convencionalidades no momento de lidar com uma fase complicada da vida do filho é tudo nessa obra.

    ResponderExcluir