sábado, 12 de fevereiro de 2011

TOP5 - Documentários de Cinema

Aos cinéfilos e aos curiosos em geral, cinco documentários fundamentais sobre a arte número 7. Vem gente!

5 - Stanley Kubrick: Imagens de uma Vida (Stanley Kubrick – A Life in Pictures, 2001)


Dirigido por Jan Harlan, produtor de alguns filmes de Stanley Kubrick, A Life in Pictures me deixou com a impressão de que procura abordar muito da vida/obra do diretor, mas sem se demorar em nenhum aspecto. De todo modo, o material reunido aqui é precioso: depoimentos de Spielberg, Woody Allen, Sydney Pollack, Martin Scorsese... além de familiares e pessoas próximas a Kubrick. Traz ainda imagens caríssimas (e em vídeo!) da infância-- e de bastidores das produções do mestre. Por estes motivos, e apesar de deixar a desejar, é indispensável a qualquer fã de cinema.

4 - Império dos Sonhos: A História da Trilogia Star Wars (Empire of Dreams, The Story of The Star Wars Trilogy, 2004)


Ainda que você não seja fã de ficção científica e deteste os Skywalkers e sua saga, precisa reconhecer a importância de Star Wars para o cinemão de Hollywood. O projeto de George Lucas para um filme que se passava numa galáxia muito, muito distante foi visto com descrédito pelos estúdios combalidos dos anos 70. Mas o custo de 11 milhões de dólares foi superado pelos 37 milhões arrecadados apenas na primeira semana de exibição. Star Wars provocou uma série de inovações se tornando um marco do cinema-espetáculo e a inauguração do que hoje entendemos como blockbuster. A produção desse documentário 'é tão lendária quanto a própria saga' - e ajudou a construir todo o mito por trás dos filmes de ficção científica mais famosos de todos os tempos.

3 - A História da Pixar (The Pixar Story, 2007)


A Pixar: o maior estúdio de animação do mundo, criador de sucessivos êxitos no cinema, responsável por colocar a ‘animação digital’ no mapa, é também uma empresa com passagens secretas, onde os funcionários se deslocam usando patinetes e skates... Poderia ter sido sorte de principiante o Toy Story de 1995, com Woody e Buzz totalmente feitos em computador. Mas a equipe orquestrada por John Lasseter continuou emplacando filmes cada vez mais complexos, divertidos e bem elaborados. Qual é a do sucesso da Pixar, afinal? The Pixar Story é bem curto e trata apenas dos primeiros anos da Pixar Animation Studios, mas é uma pequena jóia para fãs e admiradores desse estúdio sem igual.

2 - Cary Grant: Uma Outra Classe (Cary Grant – A Class Apart, 2004)


Narrado por Helen Mirren, esse documentário produzido para TV, analisa todos os aspectos da vida de Cary Grant, um dos atores mais relevantes da história do cinema americano. A trajetória profissional de Grant, desde os primeiros papeis até a decisão da aposentadoria. E sua vida particular, suas origens, seus casamentos, a bissexualidade. Nada escapa da atenção do diretor Robert Trachtenberg, que juntou ainda entrevistas de estudiosos de cinema e profissionais da marca de Peter Bogdanovich, Howard Hawks, George Cukor, Stanley Donen, Martin Landau – bem como da viúva de Grant e de sua ex-esposa, Betsy Drake, uma mulher incrível. É um documentário impecável, vai na minha.

1 - Cem Anos de Cinema - Uma Viagem Pessoal Através do Cinema Americano (A Personal Journey With Martin Scorsese Through American Movies, 1995)


Uma história do cinema americano pelo ponto de vista de Martin Scorsese, é mole? Ele escolhe os filmes que mais marcaram sua vida pessoal e as influências que ajudaram a definir sua carreira profissional. São quase quatro horas (que passam voando) de explanações didáticas sobre aspectos técnicos e artísticos de incontáveis filmes, passando pelos gêneros (westerns, musicais, gangster...), avanços tecnológicos sofridos pela indústria do cinema... uma série de reflexões que tentam responder à pergunta: qual é o preço para ser um diretor em Hollywood? Aula de cinema com o Tio Scorsese. Se vale a pena? Pfffff.

Té breve ;)

Um comentário: