domingo, 6 de fevereiro de 2011

TOP5 - Vacilos do Oscar 2011

Um fato: qualquer lista provoca questionamentos. Não podia ser diferente com a lista de indicados ao maior prêmio do cinema mundial. Vejamos 5 das mancadas mais cretinas que a Academia cometeu esse ano.

5 - Daft Punk – Melhor Trilha Sonora


Tron Legacy foi provavelmente o filme mais conversa fiada do ano passado. O visual incrível, o efeito bacana com o young Jeff Bridges e o grande desconto que a gente dá por conta da nostalgia de Tron – Uma Odisséia Eletrônica (1982) ajudam muito. Mas não há como negar, a dupla de franceses rouba a cena e traduz toda aquela identidade visual em forma de música. Impossível imaginar alguém desempenhando melhor trabalho em Tron Legacy. Galera do Oscar tava fora de si.

4 - Um Lugar Qualquer – Melhor Roteiro Original


Essa é a minha categoria preferida do Oscar. Principalmente porque os roteiros originais são uma especiaria cada vez mais rara. Na era das adaptações e remakes, textos escritos especialmente para cinema se sobressaem com louvor. Então quase sempre os cinco indicados nessa categoria são filmes que merecem atenção. A despeito do Oscar que Sofia Coppola conquistou em 2003 por Encontros e Desencontros, seu último filme, Um Lugar Qualquer, precisava estar nesse ranking. Saiba mais.

3 - Andrew Garfield – Melhor Ator Coadjuvante


Quando anunciaram o novo Homem-Aranha, o rosto de Andrew Garfield ainda era desconhecido pela maioria. Mas o trabalho dele em A Rede Social funcionou como um carimbo de ‘Aprovado’ pra substituto de Tobey Maguire. O cara simplesmente faz com que haja total identificação entre o público e seu personagem Eduardo Saverin, injustiçado pela trama selvagem da criação do Facebook. Ainda há muito o que mostrar, o Garfield.

2 - Christopher Nolan – Melhor Diretor


Esse parece mais um daqueles equívocos históricos do Oscar. Vou evitar comparações e me ater ao fato de que Nolan já realizou trabalhos notáveis como Amnésia (2000), Insônia (2002), O Grande Truque (2006), além do resgate triunfal de Batman em Begins (2005) e The Dark Knight (2008).  Entre indicações e prêmios, os méritos de alguns de seus filmes já foram reconhecidos pela Academia - no entanto, seu trabalho de direção! por trás das câmeras segue passando batido. Vamo recontar esses votos aí, gente!

1 - Scott Pilgrim Contra o Mundo – Melhores Efeitos Visuais


Efeitos Visuais é apenas a omissão mais descarada do Oscar para o filme de Edgar Wright. Scott Pilgrim é uma tremenda aula de pós-produção e por isso se tornou um dos filmes mais visualmente agradáveis de 2010. O mérito de ter transplantado a linguagem de vídeo game e quadrinhos com tanto domínio e criatividade para o cinema, faz dele uma obra de caráter quase obrigatório, que foi sumariamente ignorada pela Academia. Nenhuma mísera indicação, é mole? “YOU WILL PAY FOR YOUR INSOLENCE!”

E aí, quem mais você acha que ficou pra escanteio no Oscar 2011? :)

6 comentários:

  1. Concordadíssimo!
    Mas me falaram que o Tron não estreiou em tempo hábil pra concorrer, isso é mentira?

    ResponderExcluir
  2. Ahan, é piada sim. hahaha
    O filme foi lançado em dezembro passado e tá concorrendo na categoria de edição de som, apenas :~

    ResponderExcluir
  3. O Nolan é aquele velho problema já citado em algumas publicações especializadas: a mulher dele é uma das maiores produtoras do mundo do cinema, por isso, muitos dizem que é fácil pra ele ter bons roteiros nas mãos, assim como ter grana para gastar.

    Sabia que eu olhava para a lista e sentia a falta de alguém, mas não conseguia recordar, eis que você lista aí o Scott e putz, a mais pura verdade. No mínimo duas merecia: efeitos e edição que eu acho primorosa.

    ResponderExcluir
  4. GENTE, graças a Deus Somewhere não foi indicado a roteiro e a nada! hehe Acho chatíssimo - lerei seu texto ao terminar de comentar aqui. Pessoal ficou reclamando do Nolan, eu não dei a menor importância. Achei pior ainda não ter sido indicado a Melhor Edição, uma grande fatalidade. Da mesma forma que Scott merecia uma vaguinha lá, já que é fantástico nesse aspecto - e em outros também. É, faltou Scott nesse Oscar.

    Agora, puta falta de sacanagem foi Burlesque não ter sido indicado a figurino e canção. Isso sim não pode.

    []s!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, te amo loucamente só porque tu foi a primeira pessoa que eu vi (li) dizer que faltou Scott Pilgrim nesse Oscar. FALTOU MESMO!

    ResponderExcluir
  6. Excetuando o Somewhere, que ainda não assisti, concordo com todos os outros citados.
    E ok acadêmia, Além da vida tem aquela bela cena da tsunami e Homeme de ferro tem tudo no lugar, mas Scott mereceu mais.

    ResponderExcluir