quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Odisséia da Revista SET

A Revista SET é a melhor publicação de cinema do Brasil e funciona há 23 anos - a life time, amiguinhos. Mas a história recente da revista é bastante nebulosa. Vai vendo.  
Abaixo, a primeira edição da SET, em 1987.
 

Em abril de 2009, o portal Cinema em Cena publicava com exclusividade a notícia de que a SET havia sido cancelada, sem explicar com precisão os motivos do fim. O editor do site, Pablo Villaça, chegou a dedilhar justificativas - uma das quais, bastante plausível, dizia que a SET é oriunda de um período em que a internet não vigorava como atualmente e que os leitores eram mais assíduos. Previa ainda, nostradamicamente, que a mídia impressa é ‘um animal em extinção’.
Yada yada, o melhor aconteceu. O Jovem Nerd, site de nome auto-explicativo, publicava nota em junho de 2009 intitulada ‘Revista SET retorna reformulada’. A notícia informava que a poltrona de Editor da SET seria ocupada agora pelo Sir Mario Marques, responsável pelo Caderno B (Jornal do Brasil) e pela Revista Programa, destronando Roberto Sadovski do cargo que lhe pertencera há anos.


Um mês antes da volta oficial, em maio portanto, o site de entretenimento Omelete, exibia uma entrevista com Mario Marques versando sobre os novos rumos de SET. Ele dizia, do alto de sua autoridade, que faria mudanças estruturais na revista, arrancando a sessão de música ‘que não fazia sentido nenhum’; garantiu a frequência mensal da revista e bradou novos ventos de uma SET ‘eterna’. Muito bem.
De junho de 2009 (capa: Exterminador do Futuro) até aqui, foram cinco meses sem edição.  A edição de junho de 2010 só chegou às bancas agora, no final de... julho! Essa inconstância denuncia que, nos bastidores, mistérios escabrosos estão se dando. Mas a maior surpresa mesmo é que o Editorial voltou a ser assinado por ninguém menos que... Roberto Sadovski! Parece que a permanência da equipe do Jornal do Brasil durou apenas três edições.
Apesar desses percalços todos, o que deve ser dito é que a qualidade editorial se mantém, mesmo trafegando neste terreno pedregoso de troca de editora, chefia e o que mais for. A capa desse mês traz os 50 personagens mais sensacionais da história da revista, que completa 23 anos em julho. Muito conteúdo por página, muito capricho nas reportagens e ótima linguagem. É uma revista confiável e deliciosa de ler. Nesse momento, comprar a SET é ajudá-la a permanecer nas bancas. Esperemos por cenas dos próximos episódios.

Essa é minha! Vá buscar a sua nas bancas :D

* As capas que ilustram este post, exceto esta última,  foram tiradas da coleção do leitor-herói Danilo Cunha, que scaneou todas as edições da revista. Para ver todas, clique aqui.
*Todas as reportagens citadas estão linkadas ao longo do post.

20 comentários:

  1. Teve uma edicao do Robin Hood em maio, nao teve?

    ResponderExcluir
  2. Parei de comprar a SET depois desses problemas, até vi essa nova edição, mas nem comprei. Guardo minha coleção com maior carinho, e lendo seu post até fiquei com vontade de voltar a comprar a revista.

    Quero as edições antigas, queria essa aí com Rai-man na capa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Cara, a SET era a Bíblia do Cinema no Brasil. Eu cheguei a assiná-la durante um tempo, mas depois não deu. Quando soube desse lance do pessoal do JB assumir a direção da revista, vi logo que não daria em boa coisa. O próprio Jornal do Brasil vai mal das pernas, e isso não é de hoje, tanto que, lamentavelmente, a edição impressa deixou de circular (agora só a edição online) - o que é uma pena, visto que é um dos meios de comunicação mais importantes na História recente do Brasil. De qualquer jeito, grande notícia. Correndo garantir a minha!

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que tu lê SET, eu também lia, a 2500 anos quando não existia Internet e o melhor cinema de São Luís era o Antigo Cine Tropical, no Tropical Shopping.Eu nem sabia que a Revista ainda estava em circulação. Acho que o que acontece com ela foi semelhante ao que ocorreu com a Revista BIZZ, especializada em música. Mamãe me deu uma assinatura de BIZZ, eu a amava muito, mas com a ascenção da WEB, a BIZZ escolheu o caminho errado de virar uma revista de entretenimento e música, quis concorrer com a Internet,ao invés de fazer uma aliança com ela. O resultado foi pífio, a Abril acabou cedendo a publicação para outra Editora e a revista capengou, desceu ladeira abaixo, saía um mês sim, outro não...enfim. O Mercado Editorial de Revistas especializadas no Brasil é quase heróico. Parabéns pelo Post, me trouxe boas recordações...

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca comprei uma edição se quer, mas, sempre que entrava na SARAIVA pegava uma e ficava lendo pouco antes de começar minhas sessões de cinema, rs!

    ResponderExcluir
  6. Dave lembro quando eu era uma girininha fanática por Harry Potter que ficava juntando todo o meu dinheirinho da semana para comprar uma SET por sete ou nove reais (uma fortuna, na época). Esse post me deu muita vontade de contar o dinheiro na carteira e sair correndo para comprar a revista. Adoro revista, nunca quero que elas acabem!

    ResponderExcluir
  7. A Revista SET tornou-se uma "coisa" tão sem jeito que eu, assinante há 22 anos não recebi mais os boletos de renovação e como não senti o interesse da nova revista em ter-me como assinante, simplesmente a esqueci. Já vai tarde, afinal não vale mais nada!

    ResponderExcluir
  8. COLECIONO A REVISTA SET DESDE O 1º NUMERO, SOU ASSINANTE , TELEFONO SEMPRE PARA ELES, QUERIA MUITO QUE VOLTASSE..SERÁ QUE VOLTA, OU JÁ VOLTOU???
    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. houve um hiato entre as edições de novembro de 1987 e maio de 1988, período em que a revista não saiu, correto?

      Excluir
  9. Afinal...depois de 23 anos ainda estamos aqui falando dessa falida ( vixxxx ). Vi a edição de novembro/2010 nas bancas e comprei.Espero que dê uma reviravolta aí e continue. Só não me façam ficar mais esperando na chuva a próxima edição que não tenho mais saco.Abraços malditos cdf's e um feliz ano novo lunar.

    ResponderExcluir
  10. Sempre adorava comprar a revista SET, em especial pela coluna de Dulce Damasceno de Brito.Porém, de uns tempos pra cá, a revista piorou a qualidade e aí deixei de comprar.Pergunto:não saberiam me informar como conseguir o endereço de Estúdio da Atriz Nia Vardalos?
    José

    ResponderExcluir
  11. Fui assinante por seculos e muita revista antiga eu comprei pra completar a coleção inclusive os primeiros n°s.Vou confessar minha ignorancia:nao sabia que tinha saido de circulação, acho um tremenda pena pois nada substitui uma revista impressa!!

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, segundo o próprio Roberto Sadovski, via orkut, a SET não é mais publicada pela editora Aver e está sem previsão de retorno às bancas :///
    Vamo torcer pra que volte o quanto antes.
    Abraço a todos,
    Dave.

    ResponderExcluir
  13. A revista SET também estava se tornando um verdadeiro album de figurinhas nerd. Eu adoro ver filmes e gosto das adaptações de livros e quadrinhos, mas ler só isso é um porre. Depois que "cancelaram", cheguei a pensar: "vai com Deus porque como está não dá mais."

    ResponderExcluir
  14. Vendo minha coleção da Revista SET. Fui assinante de 1995 até 2010. Quem se interessar por algum número é só entrar em contato pelo email lu1407@gmail.com.

    ResponderExcluir
  15. Triste. A última edição foi de novembro de 2010 e depois disso nunca mais vi nada.
    O jeito é se contentar com a Preview, que apesar de ser até boa, não chega aos pés da SET. Sad but true...

    ResponderExcluir
  16. ultimamente já não estáva tão legal. gostava quando falava das séries antigas , da dulce damasceno . a seçaõ música não tinha nada a ver mesmo . poderiam ter falado mais de filmes antigos .poderiam ter falado mais de filmes de outros países , de desenhos de longa metragem esqueçidos dos anos 50 60,70 . enfim...

    ResponderExcluir
  17. mas resumindo , não estáva vendendo bem . num país de cerveja e pagode a leitura se torna dispensável . agora essas revistas de fofoca tem vida longa . triste .

    ResponderExcluir
  18. Herdei quase todas as revistas "Set" do meu tio, todas encadernadas em 4 em 4 revistas. Ele ia vender para um sebo, disse que eu queria e ele me entregou. São verdadeiras aulas sobre cinema, vivo ampliando meu conhecimento, leio todos os dias há algumas semanas, recentemente busquei o ótimo "Rushmore" por ter lido um texto na revista; Ela ainda é publicada em algum lugar?

    ResponderExcluir