quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Nostalgia Precoce e Alta Definição



Para quem já fazia coleção de DVDs, o advento do Blu-ray representou, antes de uma maravilhosa novidade, um complicador. Imagina uma edição definitiva sensacional que você já tinha em DVD (pela qual você desembolsou uma nota!), tendo que ser readquirida graças ao chamariz de alta definição da nova tecnologia? E como fazer com as pilhas de DVDs que do dia para a noite se tornaram obsoletas? A imagem dos antigos discos já parece capenga se comparada aos filmes em raio azul - e nada me tira da cabeça que nos aparelhos reprodutores de Blu-ray e nas imponentes TVs FullHD, a imagem de DVD fica ainda mais chumbrega.

De todo modo, antes de ser um inimigo de nossas economias, os filmes em Blu-ray são um deleite visual sem comparação. Nos últimos meses eu tive a oportunidade de rever filmes que eu não via há tempos e a experiência é totalmente nova. Na edição de Estrada Para Perdição, o diretor Sam Mendes comenta nunca ter imaginado rever um filme que ele conhece frame-por-frame, de uma forma completamente diferente. ‘Na cena com Tom Hanks e Paul Newman sob a chuva... Nunca imaginei que seria possível ver cada gotinha’ – brinca o diretor.

E com esse post a gente começa a conversar sobre edições em Blu-ray que valem muito a pena e outras que deviam ter ficado nas prateleiras. 

Estrada Para Perdição (Road to Perdition, 2002)


Se passando nos turbulentos anos da Grande Depressão, Estrada Para Perdição é considerado um dos últimos rebentos realmente representativos da temática gangster. Mas o que Sam Mendes faz aqui é pegar o espectador pelo coração. O foco da narrativa está nas relações familiares: um pai de família (Tom Hanks) cujo histórico de assassinatos a mando da Máfia embruteceu seu tino paterno – ao longo da trama ele é obrigado a refazer o caminho. Uma criança que presencia uma cena de assassinato e descobre o real ofício de seu pai. Um filho (Daniel Craig) preterido pelo pai (Paul Newman, com 77 anos) que explode em sentimentos de inveja/ciúmes e desejo de vingança.

Além desse elenco (Hanks, Craig, Newman, Jude Law, Stanley Tucci, o garoto Tyler Hoechlin) o cuidado com o visual é uma marca de Estrada Para Perdição. O lendário diretor de fotografia Conrad Hall (premiado com o Oscar por esse trabalho e por Butch Cassidy e Beleza Americana) parece ter vivido para realizar a cena comentada por Sam Mendes: o vingador Tom Hanks de posse de sua metralhadora sentencia metade do cast do filme, debaixo de chuva. É a cena do cartaz.

Motivo mais que suficiente para rever o filme em Blu-ray, que também conta com um Making Of especial da HBO, Cenas Excluídas, um estudo da Arte de Conrad Hall e uma análise do universo de Road to Perdition, com base na Graphic Novel. A caixinha da edição nacional é simples, sem luva, sem arte interna. 



Próximo post da série Blu-ray: SCARFACE!


6 comentários:

  1. É isso aí, menino daveson. Sugesta: Coloque onde você adquiriu tal peça. Quero ibagens e links, põe na tela.

    ResponderExcluir
  2. Tenho optado por filmes em bluray, ultimamente. Pena que os mais velhinhos, não consigo encontrar.

    ResponderExcluir
  3. Só posso me lamentar de inveja. E quero post sobre os indicado ao Oscar, preciso reclamar em algum lugar.

    ResponderExcluir
  4. nossa, assino em baixo. filmão, ainda mais em bd. a cena da chuva é sensacional.

    Ah, a minha edição tem luva. a sua não? estranho.

    ResponderExcluir
  5. Belo post. É realmente absurda a diferença de um Blu-Ray para um DVD. Tenho aqui só o do Clube da Luta mas pretendo adquirir outros com o tempo.
    Discordo quando você diz que a imagem dos DVDs fica pior no Blu-ray e nas TVs HD. Usando um player de Blu-ray que faça upscaling e, claro, usando um cabo HDMI, a imagem fica muito melhor do que usando um cabo componente.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo, comprei no Submarino naquela promoção de desconto cumulativo. Mas não rola fazer propaganda de graça, né? (:

    Mymi, saudade hein?

    Diegão, o próximo post é aquele TOP5 - Vacilos do Oscar, igualzinho ao do ano passado! Já tá pronto.

    Thiago, como assim edição enluvada? Fui enganado! ://

    Juliano, eu tenho um TOC seríssimo com imagem. A minha configuração é desse jeitinho aí, mas mesmo assim a imagem ficava melhor na antiga TV de ~tela plana~ e no aparelho de dvd. hahaha

    Valeu pelos comentários, turma (:

    ResponderExcluir