terça-feira, 31 de janeiro de 2012

TOP5 - Vacilos do Oscar 2012

Listas foram feitas pra serem contestadas. E é assim com a lista de indicados ao maior prêmio do cinema - torçamos nossos bicos ou não. Embora a organização da cerimônia esteja concentrando esforços para a melhoria do evento, este ano promete muito sono na premiação. Vamos aos reclames. *bocejo*

5 - Michael Fassbender – Melhor Ator


Não se fala em outro nome. Fassbender é o sensacional Magneto de X-MEN First Class, está em Um Método Perigoso de David Cronenberg (outra omissão do Oscar) e em Shame de Steve McQueen. Não quero mais viver neste mundo. Gary Oldman, pega que é teu!

4 - Kirsten Dunst – Melhor Atriz


Lars Von Trier é um diretor cabeçudo. Seus filmes geralmente são abordagens que vão na contra-mão da narrativa clássica, lançam provocações, brincam com a estética da imagem, irritam, fazem pensar. Na última aventura, Trier fez a Terra ser atingida pelo planeta Melancolia. A quase-fábula trouxe Kirsten Dunst nos fazendo esquecer que um dia ela foi a garotinha ruiva, amor platônico de Peter Parker. Carreira relativamente longa, nenhuma indicação, merecia. O ano *tem que ser* de Meryl Streep

3 - Andy Serkis – Melhor Ator


Essa turma tem mesmo que se atualizar, viu? Tudo bem que o cinema nostálgico é lindo e tudo. Eu tô louco pra ver O Artista e Hugo, claro. Certeza que vou pirar com os dois. Mas se é pra atrair novos públicos, reciclar a cerimônia do Oscar e blablabla, cadê Andy Serkis nesse bagulho? O sujeito é apenas A CARA das novas tecnologias de cinema, motion-capture, etc. Vamos polemizar! Vai, gente! 

2 - Drive – Melhor Filme


Os prestigiados acadêmicos parecem não ter visto o filme de Nicolas Winding Refn sobre o piloto de fuga cuja ética quase custou sua vida. Um roteiro excelente, com um personagem dos mais interessantes, realçado pelo talento do rapaz Gosling. Eu tiraria Histórias Cruzadas dali e colocaria Drive no lugar, sem susto. 

1 - As Aventuras de Tintim – Melhor Animação


Minha alma CHORA a ausência da Pixar nessa categoria que o estúdio praticamente fez existir. Foi culpa da Pixar a melhora considerável nas produções de animações nos últimos anos. É irônico que em 2012 (fim do mundo, definitivamente) graças ao pífio Carros 2, nada de John Lasseter no Kodak Theatre. Não seria tão doloroso se pelo menos o incrível As Aventuras de Tintim da dupla Spielberg-Jackson figurasse entre os indicados. Vai, Rango! Melhor animação do ano!

***
LINKS SUPER-ÚTEIS:

>> Acreditem vocês ou não, cara meia dúzia de leitores, mas eu passei toda a produção deste post ouvindo a música Man or Muppet, indicada ao Oscar de Melhor Canção Original. Vai levar demais. Ouça também.
>> Sobre o Oscar 2012
>> TOP5 - Vacilos do Oscar 2011 (ou: o blog tá ficando véio)


3 comentários:

  1. Na boa, se ignorarem Gary Oldman mais uma vez eu desisto dessa premiação.

    ResponderExcluir
  2. Ele também é o meu preferido, viu Juliano? Primeira indicação em tantos anos de carreira, tomara que ele leve (:

    ResponderExcluir
  3. Harry Potter quase que totalmente esquecido, ou seja, eles não querem audiência mesmo. Vi Brad Lindo em Moneyball e não tem nada demais, ele tá zangado e etc, só. Gary forever. -já baixei quase todos os filmes indicados e os que tem atores, atrizes e roteiros- anonymous.

    ResponderExcluir