terça-feira, 18 de maio de 2010

Fúria de Titãs (1981): Um Blockbuster OldSchool

Apesar de ter sido concebido no limiar da era dos blockbusters, o Fúria de Titãs (1981) de Desmond Davis parece um rebento dos antigos épicos de Hollywood, tais como Simbad e a Princesa (1958) ou Jasão e os Argonautas (1963). É que o argumento que Beverley Cross foi buscar na mitologia grega, demanda muitos (mesmo) efeitos visuais. Observe: Perseu (Harry Hamlin), o filho mortal de Zeus (Laurence Olivier), luta para salvar a vida da princesa Andrômeda (Judi Bowker) oferecida em sacrifício ao terrível monstro marinho Kraken. Para isso, precisa enfrentar um desafio ainda maior, a fim de conseguir a única arma capaz de deter a fera: a cabeça de Medusa.
Essa é uma sinopse da sinopse. A história ainda dá conta da criatura Calibos (Neil McCarthy) - visto pelas platéias antigas como o próprio diabo – e seu abutre gigante; um cachorro de duas cabeças, assecla de Medusa; Pegasus, o cavalo alado; um capacete da invisibilidade; escorpiões imensos e até a coruja-robô ‘Bubo’, uma espécie de R2D2 do Olimpo.
Não por acaso, os seres surreais de ‘Fúria de Titãs’ foram criados pelo guru dos efeitos especiais da velha Hollywood: Ray Harryhausen. Acontece que a técnica de stop-motion levada às últimas consequêcias sofreu uma considerável degradação ao longo do tempo. Afinal, foram quase 30 anos de evoluções técnicas desde que o Kraken de Harryhausen foi derrotado por Perseu.
O bom é que quanto mais velho, mais protegido pela aura nostálgica. Impossível assistir a este filme sem lembrar das madrugas acordado, à contragosto dos pais, esperando pra ver essas pérolas na televisão. Embora algumas sequências continuem eficientes (para além dos efeitos, a gente tem a estrutura dramática e narrativa) o ‘envelhecimento’ das técnicas utilizadas aqui é o principal motivo pelo qual o filme não é atraente às novas gerações.
Foi pensando nisso que a sagaz indústria dos blockbusters deu início à refilmagem. E é nessa sexta que estreia em circuito nacional o ‘Fúria de Titãs’ do diretor Louis Leterrier, de O Incrível Hulk (2008). Veremos.

(Clique nas imagens para ampliar) 

3 comentários:

  1. Simbad e a Princesa é um dos meus filmes favoritos!! uma das melhores coleções de monstros estrambóticos. HAHAHAHAH

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu vi o clássico e gostei bastante, embora tenha sorrido LITROS com as aparições do Kraken.Seria bom se o filme novo combinasse bons efeitos com o roteiro, mas pelo que li o roteiro é fraco...veremos!

    ResponderExcluir
  3. A refilmagem diverte, mas não tem uma "aura" ali dos anos 80.

    A transcrição para o 3D ficou péssimo.

    Veja: James Cameron vai demorar 2 anos para transcrever TITANIC para o 3D!

    Abs.

    ResponderExcluir