terça-feira, 4 de maio de 2010

Homem de Ferro 2: Aspectos Resmungáveis


AS VESES EU FICO RE-FLETINDO.. FAS MAIS DE 1000 ANO A HOMANIDADE JA DESCOBRIL O ESTANHO E NADA DO HOMEM DE FERRO VIRAR HOMEM DE AÇO (@RaUL_AMDERLAINE)


Com toda mídia especializada alardeando fartamente que ‘Homem de Ferro 2’ supera em muito o original e que Tony Stark é o novo rei da cocada preta, não foi difícil a este chato aqui detectar aspectos resmungáveis neste novo filme de Jon Favreau. Excesso de expectativa mais uma vez mostrando que é prejudicial.
Nesta sequencia, o governo norte-americano está no encalço do herói, a fim de que este entregue às autoridades a arma letal e indestrutível que é a armadura de IronMan. Mal sabem que a tecnologia que tornou famosa a marca de Tony Stark, o está matando aos poucos. Paralelamente, nos porões da cidade, uma terrível ameaça está surgindo.
Já se disse dos riscos da continuação, em investir no inchaço do elenco com Scarlett Johansson (a Viúva Negra), Mickey Rourke (o Chicote Negro) e Samuel L. Jackson (Nick Fury) somando à trama. Mas isso não é problema, quando se pensa nas motivações do vilão russo vivido por Rourke: o pai de Stark, num passado remoto, fez um mal danado ao deste último, que agora, inteligente físico que é, bola à revelia, uma outra arma letal e indestrutível – chicotes elétricos. Ele é uma espécie de sado elevado a mais arriscada potencia. O personagem tem imensas chances de ficar milionário sob posse dos recursos oferecidos pelo ótimo Sam Rockwell, mas só quer saber mesmo de humilhar o protagonista, vingando a memória do pai. Ouch.
A despeito dos clicheteios da vilania, nosso herói, que distribui gracejos do alto de sua arrogância (em mais uma atuação inspirada de Robert Downey Jr.) está caminhando para a ruína, com tantas ameaças vindouras. Quando ‘Chicote Negro’ o ataca na sequencia de Monaco, uma das melhores do filme, o mundo descobre que a indestrutibilidade de sua armadura é questionável. Parece mesmo que é o fim da reputação de Tony Stark. Mas eis que a solução surge, da forma mais boba possível, por um EasterEgg deixado pelo pai num vídeo institucional, dos tempos do ronca. Francamente.
Se você não sacou qual é a da parada de Homem de Ferro DOIS, é que tem um segundo homem de ferro (Don Cheadle) ajudando o primeiro.  É por conta disso que o final de ‘Chicote Negro’ acontece tão instantânea e sem-graçamente, mesmo com o excesso de pirotecnia.
Cismas a parte, nem é necessário dizer que o filme funciona muito bem mesclando as poderosas cenas de ação ao humor paspalho/cáustico que lhe é peculiar, mesmo que pra mim a mistura tenha extirpado qualquer sombra de tensão da história. Em todo caso, elogios ao filme são quase-óbvios, e já se vê confetes demais. Eu, porém, reconsidero: em matéria de continuações, ‘Homem-Aranha 2’ permanece imbatível. :D

2 comentários:

  1. Advertência: Este comentário provém de um ser caquético, na casa dos 30 anos de idade > Me lembro bem quando eu era pequenina lá em São Luís do Maranhão e meu pai trazia aqueles HQ's antigos da Marvel e dentre eles as revistinhas de um Homem de Ferro com as características dos traços estilizados de Lee, as histórias eram cheias daquelas pin ups e havia preocupações existenciais e globais muito diferentes das nossas de hoje em dia.Outros tempos certamente...mas enfim, o que eu gosto nessas superproduções holyoodianas sobre super heróis americanos é apenas o fato de que algumas delas conseguem recriar nem que seja um fiapo da aura dos velhos HQ's. Não é o caso deste homem de Ferro 2 e por isso, só por isso, NÃO gostei do filme. Mas, como um produto de entretenimento da indústria cinematográfica, ele cumpre seu papel direitinho e é por isso que esperam a maioria dos seus milhões de presentes e futuros expectadores, afinal. Velha decrépta partindo. beijos.

    ResponderExcluir
  2. Bom, a primeira coisa que me chama atenção em 'Homem de Ferro 2' é a trilha sonora. AC/DC, The Clash casam perfeitamente com este macho neanderthal metrossexual!(QQQQ?).

    Como toda história de super-herói que se preze, precisamos de um family drama do gênero 'Casos de Família'. Tá aí Homem-Aranha e Batman para provarem. Freud explica!

    Meus coments:

    1)Achei que dava para ter explorado mais a relação Howard Stark/Tony Stark.

    2)Tony Stark poderia ter se dado mal um pouco mais. Samuel L.Jackson aparece do NADA e todos os problemas se encaminham p/uma resolução.

    3) Senti falta de Terrence Howard como James Rhodes. Ele tinha química com o Robert.Don Cheadle não foi tão bom assim.

    4) Gwyneth Paltrow apagada pra variar.

    5) Scarlet Johansson DE NOVO fazendo papel de gostosa. Escola Megan Fox de atuação.

    6)Faltou tesão ao Mickey Rourke na interpretação do Chicote Negro. As poucas falas e o sotaque russo meio fajuto me fizeram compreender pouco o personagem.

    7)Sam Rockwell é o novo Gary Oldman, é isso?

    ResponderExcluir