segunda-feira, 31 de maio de 2010

TOP5: Comédias Românticas da Velha Guarda

5 - Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night, 1934)


O primeiro sucesso de Frank Capra conta a história da 'pobre menina rica e mimada' que aprende, à moda dos cafajestes, lições valiosas sobre o mundo real. A premissa que anos depois se tornaria desgastada, rendeu em 1934 cinco Oscar (incluindo melhor filme e direção) e renome pro diretor de filmes como ‘Do Mundo Nada se Leva’ e ‘A Felicidade Não se Compra’. ‘Aconteceu Naquela Noite’ é um marco pra GoldenAge de Hollywood. Duas cenas que eu adoro: Clark Gable incapaz de conseguir uma carona na rodovia, daí vem a linda Claudette Colbert, exibe as pernocas e consegue a carona no ato! E a cena de tensão sexual, com os dois na mesma cama, divididos por uma cortina, que Gable chama de ‘As Muralhas de Jericó’. Demais.

4 - Cupido é Moleque Teimoso (The Awful Truth, 1937)


‘O que as esposas não sabem, seus corações não sentem’
A hilariante história de um casal que vê seu casamento ameaçado pela falta de confiança mútua. Os dois decidem então que o melhor a fazer é romper o contrato matrimonial para que ambos sigam suas vidas separadamente. Só que num julgamento pitoresco pra decidir a guarda do cachorro do casal, o Sr. Smith, a maravilhosa Irene Dunne leva a melhor. Os dois têm que continuar se encontrando, por causa das visitas de Cary Grant ao cão. É a deixa para que eles passem a sabotar os pretendentes um do outro. O filme mescla os diálogos de humor ácido/paspalho a momentos de seriedade. A história, uma típica batalha dos sexos, é uma ode à confiança como base pra qualquer relação e, oh well, sobre o amor. Dificilmente se vê um filme com os protagonistas tão à vontade nos papeis, claramente se divertindo. É uma delícia.

3 - Levada da Breca (Bringin’ Up Baby, 1938)


David Huxley (o grande Cary Grant, de novo ele) é um paleontólogo, que está de casamento marcado com a noiva ultra-dominadora, passou quatro anos da vida montando um esqueleto de brontossauro e precisa de uma última peça para finalizar o bicho. A fim de barganhar um patrocínio milionário para o museu onde trabalha, encontra-se com o emblemático Dr. Alexander Peabody e lá conhece, em situações caóticas, a avoadíssima Susan Vance (Katharine Hepburn, musa). A moça fica obcecada por Huxley e pra conquistá-lo acaba provocando confusões imensas, inimagináveis. Dignas de sessão da tarde, até. O filme é de um dos diretores mais espirituosos dessa fase de Hollywood, Howard Hawks. Eu reclamo um pouco do desfecho, mas o filme é um arraso, impagável.

2 - A Loja da Esquina (The Shop Around the Corner, 1940)


Antes de trabalhar pro Hitchcock, James Stewart, à altura de seus 32 anos, fez esse ‘A Loja da Esquina’. Ele é o funcionário-exemplo da antiga loja do senhor Hugo Matuschek (interpretado pelo Frank Morgan, o Mágico de Oz!) que se corresponde há tempos por carta com uma moça (Margaret Sullavan). Eles usam pseudônimos, nunca se viram e estão completamente apaixonados. Coincidentemente, a mesma moça passa a trabalhar na loja do Senhor Matuschek, mas os gênios dos dois não se cruzam de jeito nenhum. Curioso que o amor deles funcione via Correio, mas na vida real a coisa mude de figura. O filme é gostoso de ver, embora o roteiro pretensioso acabe se enrolando no final do segundo tempo.

1 - Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment, 1960)


Do legendário diretor/roteirista Billy Wilder, o filme conta a história de C. C. ‘Bud’ Baxter (Jack Lemmon, o ator preferido de Wilder), que empresta seu apartamento a seus chefes para que estes levem suas amantes. Ele acaba se tornando vítima da camaradagem, uma vez que passa a receber promoções indevidas no trabalho – cortesia dos chefes freqüentadores do lugar. Mais ou menos um ‘Te promovi, você não pode me negar o apartamento’. Mas quando ele cede as chaves ao Sr. Sheldrake (Fred MacMurray) descobre que a amante do chefão é também o amor de sua vida: a Fran Kubelik, vivida por uma linda Shirley MacLaine, em começo de carreira. Vencedor de cinco Oscar, é um filme simplesmente sem defeito nenhum. Recomendação máxima.

Semana que vem, mais um TOP5 ;)

6 comentários:

  1. Teu texto fica ainda mais bonito com Villa Lobos para quinteto de sopro como trilha sonora ^^.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro, se isso te importa, a organização desse post tá perfeita. Pra portador de TOC nenhum botar defeito.

    E segundo que você é muito bom em deixar a gente com vontade de ver os filmes. Todos.

    ResponderExcluir
  3. Grande, Coelho! A fórmula se desgastou porque, em vez de trabalhar em cima do tema, simplesmente o variaram. É como comer côco todos os dias, mas cortado em formatos e tamanhos diferentes, sempre será côco.

    ResponderExcluir
  4. Bela seleção.

    Gosto inteligente.

    Abs,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu não sei se conhecia o seu blog, mas se conhecia, eu devo estar mesmo muito mal de memória... Eu sassarico em muitos blogues por aí - a grande maioria sobre a sétima arte - e poucas vezes esbarrei num espaço como esse: você fala das estreias da semana até clássicos do impressionismo alemão! Uahahaha!!! Dez!

    Esse post, no caso, me pegou pelo pé. Delicioso. Tenho uma queda pelas comédias românticas. Se forem da velha guarda então, pior ainda.

    Sua seleção tá perfeita! Frank Capra é um dos meus diretores preferidos e "Aconteceu Naquela Noite" é um dos filmes mais bacanas que eu assisti. Detalhe: existe uma refilmagem com o Jack Lemmon e a June Allyson. Conhece?

    "Cupido É Moleque Teimoso", "Levada da Breca", "A Loja da Esquina" - um filme despretensioso, mas que funciona - e "Se Meu Apartamento Falasse" - Billy Wilder... não preciso falar mais nada, né? -... Graças a Deus existe o Telecine Cult e o TCM! Hehehehe!

    Adorei! Tô te seguindo.

    Só pra constar: te encontrei lá no Um Oscar Por Mês.

    Abração!

    Marcelo
    www.marcelo-antunes.blogspot.com
    www.umoscarpormes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Levada da Breca teve um "remake" não? "Procura-se Susan desesperadamente!" Ou pelo menos esse filme de Madonna foi inspirado nele! ^^ BJS!

    ResponderExcluir