terça-feira, 13 de julho de 2010

TOP5 - Bill Murray!

Bill Murray é o ator mais espontaneamente engraçado que existe e é responsável pelas sabatinas de cinema de toda uma geração educada à moda da Sessão da Tarde. Me meti nessa tarefa hercúlea de separar miseravelmente cinco filmes do mestre, mas dê aqui a mãozinha e vamos lá.

5 - Recrutas da Pesada (Stripes, 1981)


Dirigido por Ivan Reitman, pai do hoje reverenciado Jason Reitman, ‘Stripes’ é a história de John Winger, um anti-herói que vê sua vida desmoronando aos poucos: perde o apartamento, tem o carro roubado (e com ele o emprego, já que é taxista) e até a namorada, farta de sua vida desregrada. A solução? Entrar para o Exército e servir as Forças Armadas dos Estados Unidos. O que ele não esperava era encontrar por lá o John Candy e mais um bom bocado de reviravoltas hilárias.
 
4 -  Não Tenho Troco (Quick Change, 1990)


Um palhaço de cara não muito amigável trafega calmamente pelas ruas de Nova York. Toma o metrô, sob o olhar curioso dos transeuntes, atravessa o passeio público e entra, sorrateiro, no Banco Central. ‘Isto é um assalto!’, diz enquanto segura numa mão a arma e na outra, um arranjo de balões coloridos. Só a sequência que abre o filme, já vale por ele inteirinho. Mas o resultado do crime se agravando em efeito cascata ainda conta com o taxista paquistanês (?), a linda Geena Davis, complicações com a máfia, Stanley Tucci um pouco menos careca, ele, o muso eterno Bill Murray - produtor e co-diretor do filme - e a gente, torcendo pelo trio de bandidos.

3 - Feitiço do Tempo (Groundhog Day, 1993)


Tão clássico quanto o conto dos cientistas caçadores de fantasmas, é este ‘Feitiço do Tempo’. Bill Murray é um daqueles repórteres de metereologia, já muito farto da repetitividade de sua profissão e particularmente arrogante. Quando ele é enviado, a contragosto, para cobrir a tradicional festa do ‘Dia da Marmota’, com notas sobre o inverno castigador do lugar, algo inexplicável acontece: ele fica preso no tempo. Acorda sempre no mesmo quarto, com a mesma roupa, exatamente no mesmo horário, como num disco riscado. A princípio, ele tenta se aproveitar do evento, corrigindo falhas da sua rotina (e até tentando conquistar o amor de Andie MacDowell), mas ao passo que a situação vai se tornando aflitiva, o personagem aprende valiosas lições - enquanto a história caminha para um desfecho brilhante.

2 - A Vida Marinha com Steve Zissou (The Life Aquatic with Steve Zissou, 2004)


O então respeitado documentarista Steve Zissou produziu, ao longo de sua carreira, importantes trabalhos sobre a vida marinha. Agora, sempre munido de seus shorts Speedo, ‘Adidas Zissou’ e um indefectível gorro vermelho, Zissou está de partida para uma nova expedição. É que sua reputação perdeu o brio ao longo dos anos e ele aproveita a cruzada para reconquistar o respeito de público e crítica e vingar a morte de seu fiel companheiro, devorado atrozmente por um tubarão-jaguar - espécie raríssima. A história que se segue é de um humor cínico/paspalho sem igual, divido clinicamente entre seu elenco estelar. Este é o terceiro dos cinco filmes que Wes Anderson filmou com Bill Murray. Os outros foram Três é Demais (1998), Os Excêntricos Tenenbaums (2001), Viagem a Darjeeling (2007) e O Fantástico Sr. Raposo (2009).

1 - Encontros e Desencontros (Lost in Translation, 2003) 


Quando o mestre faz uso de sua caruxa loser, é que os rompantes de humor ficam mais engraçados. É assim em ‘Encontros e Desencontros’, filme pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor ator em 2004 – prêmio, aliás, que foi covardemente usurpado (!) por Sean Penn. Aqui Sofia Coppola se redime pelo fiasco em ‘O Poderoso Chefão – Parte III’: o roteiro e direção de ‘Encontros e Desencontros’, assinados por ela,  foram premiados em diversos festivais, inclusive na cerimônia do careca dourado. E é desse script, uma das minhas falas preferidas já ditas por Bill Murray num filme: ‘The more you know who you are, and what you want, the less you let things upset you’.

***


5 comentários:

  1. Dos filmes indicados, o único que vi, ou me lembro de ter visto, é Lost in translation! Mas, confesso que fiquei com vontade de ver os outros, exceto o do palhaço!

    ResponderExcluir
  2. Cadê 'os Caça-Fantasmas'?

    De fato um ator incrível.

    meu prefeiro da lista é Feitiço do Tempo e Stripes tbm é muito divertido!

    Abs,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Secoelho, 'Não Tenho Troco' deve ser o meu filme preferido do cara. haha xD~

    Rodrigo, Caça Fantasmas não entrou pq é totalmente hour concours. Abs.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de Bill Murray e dormi no Cinema durante o filme "Encontros e Desencontros" da péssima atriz (?) e diretora, Sofia-filha-de-Francis-Ford Coppola. Pronto, Falei! Jamais esquecerei da cara espinhada de Murray me fazendo dormir...eu escolhi abrir mão de passar uma tarde de prazeres conhecendo mais coisas de Curitiba para ver esse filme e dei de cara com umas das coisas mais chatas e enfadonhas que já assisti na minha vida. Eu sei que tu amas tudo que este ser faz, mas precisava dizer isso por desencargo de conciência.

    ResponderExcluir
  5. Acho que a participação do Murray em Zombieland deveria ser mencionada aqui! =P

    ResponderExcluir